Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/780
Título: Efetividade do bioprotetor na produção da cana-de-açucar
Autor: Martins, Marllon dos Santos
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/5889666745906522
Orientador: Ribeiro Filho, Mateus Rosas
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/7832462604842279
Palavras-chave: Pesquisa canavieira;Cana-de-açúcar;Adubos e fertilizantes orgânicos
Data do documento: Jan-2019
Citação: MARTINS, Marllon dos Santos. Efetividade do bioprotetor na produção da cana-de-açucar. 2019.24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) - Departamento de Agronomia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Resumo: O objetivo do presente trabalho foi testar a eficiência de bioportetor no crescimento, na produção e na qualidade da produção da cana-de-açúcar. Bioprotetor (PNPK) que representa o BNPK com adição de quitosana fúngica, como fonte de nutrientes e também observar sua interação com bactérias diazotróficas associativas na cana-de-açúcar. O experimento foi conduzido, em condições de campo, na Usina São José, no município de Igarassu, no estado de Pernambuco, Brasil. O experimento foi conduzido no esquema fatorial (8x2), no delineamento experimental em blocos ao acaso, com quatro repetições. O resultados do experimento mostrou que o bioprotetor produzido no laboratório pode ser utilizado em substituição aos fertilizantes minerais convencionais, e também pode ser produzido por pequenos agricultores; os resultados do experimento em campo demonstraram o potencial e confirmaram que, de um modo geral, o bioprotetor PNPK (150% da dose recomendada) apresentou os melhores resultados da parte aérea, assim como os melhores resultados de atributos químicos do solo, reforçando o uso de novas fontes de nutrientes, que não agridam o solo e seja uma alternativa aos fertilizantes minerais solúveis.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/780
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_marllondossantosmartins .pdf1,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.