Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/765
Título: Seleção de primers ISSR para estudo da diversidade genética da espécie Myrciaria floribunda O. Berg
Autor: Silva, Allison Vieira da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/6702679911102412
Orientador: Silva, Edson Ferreira da
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/7596200308340209
Palavras-chave: Plantas - Análise;Marcadores genéticos;Plantas
Data do documento: 2018
Citação: SILVA, Allison Vieira da. Seleção de primers ISSR para estudo da diversidade genética da espécie Myrciaria floribunda O. Berg. 2018. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) - Departamento de Agronomia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.
Resumo: A espécie Myrciaria floridunda O. Berg, conhecida popularmente como cambuí, pertence à família das Myrtaceaes. O cambuí é uma espécie nativa, não endêmica que ocorre em diver- sificados ambientes na Amética Central e na América do Sul. São plantas de crescimento lento, com hábito arbustivo ou subarbustivo. Os frutos, produto de interesse da espécie, são do tipo baga, pequenos, esféricos com coloração laranja, vermelha e vinho quando estão maduros. A exploração da espécie ainda é majoritariamente extrativista, realizada por famílias tradicio- nais locais que em época de frutificação da espécie alavancam a renda com venda dos frutos em feiras. Os frutos podem ser consumidos em natura, em forma de geleias, licor ou vinho. Para estudo da diversidade genética da espécie com utilização de marcadores moleculares do tipo ISSR, é necessário que primeiramente seja isolado DNA em qualidade e quantidade sufi- cientes para desenvolvimento do trabalho. A coleta do material foi realizada no banco de ger- moplasma ativo da Universidade Federal de Alagoas, foram coletadas folhas como amostras. O DNA da espécie foi extraído a partir da metodologia do detergente CTAB com modificação de adaptação à espécie. Com o DNA isolado, foram testados doze primers ISSR em dois genó- tipos de cambuí. Dos doze primers, oito foram selecionados por apresentarem índice de poli- morfismo acima de 50%, são eles: UFAL-2, UFAL-3, UFAL-5, UFAL-6, UFAL-7, UFAL-8, UFAL-9 e UFAL-10.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/765
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_allisonvieiradasilva.pdf491,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.