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Título: O trabalho de apropriação do sistema de escrita alfabética no livro didático do 1º ano adotado no Município de São João
Autor: Souza, Ivaní dos Santos
Orientador: Silva, Leila Nascimento da
Palavras-chave: Alfabetização;Livro didático;Prática de ensino
Data do documento: 22-Ago-2018
Citação: SOUZA, Ivaní dos Santos. O trabalho de apropriação do sistema de escrita alfabética no livro didático do 1º ano adotado no Município de São João. 2018. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2018.
Abstract: This work was based on the theory of psychogenesis by Ferreiro and Teberosky (1979), and is composed of a documental analysis on the work of appropriation of the writing system in first-year elementary schoolbooks adopted in the municipality of São João-Pernambuco. We aim to analyze whether the schoolbook used in the literacy cycle in the municipality of São João carries out the appropriation of the alphabetical writing system, by conducting a qualita-tive and quantitative approach, as we were concerned with carefully analyzing each activity of such schoolbook, categorizing them in the most adequate manner, through charts with the types of activities found, in order to be able to identify what the literacy proposal of the book is. Thus we came to the conclusion that the book is comprised of diversified activities, while not contemplating, in a balanced manner, activities which foster students’ reflection so that he or she may be able to advance his or her literacy level to a more significant extent.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso foi embasado na teoria da psicogênese de Ferreiro e Teberosky (1979) e trata-se de uma pesquisa documental sobre o trabalho de apropriação do sistema de escrita no livro didático do 1º ano adotado no município de São João-PE, nesta pesquisa buscamos analisar se o livro didático do ciclo de alfabetização adotado no município de São João trabalha a apropriação do sistema de escrita alfabética, dessa forma realizamos uma abordagem qualitativa e quantitativa, pois nos preocupamos em analisar cuidadosamente cada atividade do referente livro, categorizando-as da maneira mais adequada possível, através de quadros com os tipos de atividades encontradas, para que assim pudéssemos identificar qual proposta de alfabetização permeia no livro. Com isso constatamos que o livro dispõe de atividades diversificadas porém não contempla de forma equilibrada atividades que favoreçam a reflexão do aluno para que ele avance em seus níveis alfabéticos de forma significativa.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/750
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