Please use this identifier to cite or link to this item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/735
Title: As principais razões das dificuldades de aprendizagem em uma turma do 5º ano do ensino fundamental
Authors: Guimarães, Kaliny de Almeida
metadata.dc.contributor.authorLattes: http://lattes.cnpq.br/1135903752782533
metadata.dc.contributor.advisor: Pontes, Galindo de Oliveira Pontes
metadata.dc.contributor.advisorLattes: http://lattes.cnpq.br/5209812863835736
Keywords: Aprendizagem;Ensino fundamental;Professores e alunos
Issue Date: 27-Feb-2018
Citation: GUIMARÃES, Kaliny de Almeida. As principais razões das dificuldades de aprendizagem em uma turma do 5º ano do ensino fundamental. 2018. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2018.
Description: Durante a vida escolar, a expectativa é de que o processo de aprendizagem flua sem dificuldades, mas na realidade é muito comum encontrar alunos com dificuldade de aprendizagem. Com base nessa problemática, o presente estudo teve como objetivo geral analisar as principais razões das dificuldades de aprendizagem em uma turma do 5º ano do ensino fundamental e como objetivos específicos identificar quais as principais dificuldades de aprendizagem; Relacionar as razões destas dificuldades sob o ponto de vista de alunos e professor; Compreender como o professor lida com essas dificuldades de aprendizagem; Propor possíveis soluções. Os procedimentos metodológicos para a realização da pesquisa foram observação e entrevista semiestruturada. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola municipal de Garanhuns, sendo os sujeitos professor e alunos que apresentam dificuldade de aprendizagem. O tipo de pesquisa utilizada foi de campo com abordagem qualitativa. Os autores utilizados para embasar a pesquisa foram: Bossa (2000); Bock (1999); Chabane (2006); Flick (2013); Moreira (1999); Relvas(2008); Wadsworth (1999); Weiss (2012). Podemos concluir que as razões que levam à dificuldade de aprendizagem são a ausência da família no processo de ensino e aprendizagem e a falta de incentivo; condições de trabalho da professora; a falta de um psicopedagogo na instituição; estrutura física da escola e a base que os alunos não tiveram para chegar ao 5º ano.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/735
Appears in Collections:TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAG)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_kalinydealmeidaguimarães.pdf386,89 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.