Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/735
Título: As principais razões das dificuldades de aprendizagem em uma turma do 5º ano do ensino fundamental
Autor: Guimarães, Kaliny de Almeida
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/1135903752782533
Orientador: Pontes, Galindo de Oliveira Pontes
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/5209812863835736
Palavras-chave: Aprendizagem;Ensino fundamental;Professores e alunos
Data do documento: 27-Fev-2018
Citação: GUIMARÃES, Kaliny de Almeida. As principais razões das dificuldades de aprendizagem em uma turma do 5º ano do ensino fundamental. 2018. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2018.
Resumo: Durante a vida escolar, a expectativa é de que o processo de aprendizagem flua sem dificuldades, mas na realidade é muito comum encontrar alunos com dificuldade de aprendizagem. Com base nessa problemática, o presente estudo teve como objetivo geral analisar as principais razões das dificuldades de aprendizagem em uma turma do 5º ano do ensino fundamental e como objetivos específicos identificar quais as principais dificuldades de aprendizagem; Relacionar as razões destas dificuldades sob o ponto de vista de alunos e professor; Compreender como o professor lida com essas dificuldades de aprendizagem; Propor possíveis soluções. Os procedimentos metodológicos para a realização da pesquisa foram observação e entrevista semiestruturada. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola municipal de Garanhuns, sendo os sujeitos professor e alunos que apresentam dificuldade de aprendizagem. O tipo de pesquisa utilizada foi de campo com abordagem qualitativa. Os autores utilizados para embasar a pesquisa foram: Bossa (2000); Bock (1999); Chabane (2006); Flick (2013); Moreira (1999); Relvas(2008); Wadsworth (1999); Weiss (2012). Podemos concluir que as razões que levam à dificuldade de aprendizagem são a ausência da família no processo de ensino e aprendizagem e a falta de incentivo; condições de trabalho da professora; a falta de um psicopedagogo na instituição; estrutura física da escola e a base que os alunos não tiveram para chegar ao 5º ano.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/735
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_kalinydealmeidaguimarães.pdf386,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.