Please use this identifier to cite or link to this item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/731
Title: Análise do consumo da classe trabalhadora na cadeira têxtil de confecções em Pernambuco
Authors: Lima, Yanca Larissa Moura
metadata.dc.contributor.authorLattes: http://lattes.cnpq.br/4086323190799195
metadata.dc.contributor.advisor: Rocha, Maria Alice Vasconcelos
metadata.dc.contributor.advisorLattes: http://lattes.cnpq.br/6818128111009316
Keywords: Roupas - Confecção;Consumo (Economia);Trabalhadores - Pernambuco
Issue Date: 20-Aug-2018
Citation: LIMA, Yanca Larissa Moura. Análise do consumo da classe trabalhadora na cadeira têxtil de confecções em Pernambuco. 2018. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Economia Doméstica)- Departamento de Ciências Domésticas, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.
Abstract: From observations on collaborative store of Marco Pernambucano of fashion, the interest in studying fashion and clothing consumption by the working class in society and how this influences the development and consumption Organization of Textile and clothing Chain of Pernambuco. Study this type of consumption becomes important because the garment, as a priority, is in addition to its basic functions. The consumption of this product line, if you're looking to satisfy more than natural needs of the individual, and thus aggregates products symbols. So, the clothing is used as a tool of communication and understanding in this process of signification is fundamental to the formation of a correct view of what your final product. However, how this consumption by individuals with lower purchasing power? In this sense it is necessary to investigate the role of the working class consumption processes that have influenced and will influence the development of this chain, whether as a spontaneous activity, whether as a result of changes to the environment that involves. Thus, presents itself as objective, the evolutionary chain profile design textile and clothing of Pernambuco (CTC-PE) categorized by means of consumer relations, using as bibliographical research tool and the collection of primary data. The research consists in the analysis of historic development of the textile and clothing Chain, the characterization of the sector and of the consumer society. Thus, the role of the imperatives of the markets in the purchasing decisions of fashion clothing for the working class, in addition to the Organization of society and of industries for consumption and production.
Description: A partir de observações realizadas na loja colaborativa do Marco Pernambucano da Moda, surgiu o interesse em estudar o consumo de moda-vestuário pela classe trabalhadora na sociedade de consumo e de que forma esse consumo influencia no desenvolvimento e organização da Cadeia Têxtil e de Confecções de Pernambuco. Estudar esse tipo de consumo se torna importante, pois o vestuário, enquanto uma das prioridades de consumo, está além das suas funções básicas. No consumo dessa linha de produtos, busca-se satisfazer mais que necessidades naturais do indivíduo, sendo agregados, assim, símbolos aos produtos. Dessa forma, a roupa é usada como ferramenta de comunicação e a compreensão desse processo de significação é fundamental para a formação de uma visão correta do que seja seu produto final. Entretanto, como se dá esse consumo por indivíduos com menor poder aquisitivo? Neste sentido faz-se necessário investigar o protagonismo dos processos de consumo pela classe trabalhadora que influenciaram e influenciam o desenvolvimento desta cadeia, seja como uma atividade espontânea, seja como decorrente de alterações no ambiente que a envolve. Assim, apresenta-se como objetivo deste trabalho, o delineamento do perfil evolutivo da CadeiaTêxtil e de Confecções de Pernambuco (CTC-PE) categorizado por meio das relações de consumo, utilizando-se como ferramenta as pesquisas bibliográficas e a coleta de dados primários. A pesquisa divide-se entre a análise da evolução histórica da Cadeia têxtil e de Confecção, a caracterização do setor e da sociedade de consumo. Dessa forma, observou-se o protagonismo dos imperativos da sociedade de mercados nas decisões de compra de moda-vestuário pela classe trabalhadora, além da organização da sociedade e das indústrias para consumo e produção.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/731
Appears in Collections:TCC - Economia Doméstica (Sede)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_yancalarissamouralima.pdf557,21 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.