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Título: O Conselho Municipal de Educação de Garanhuns no ano de 2017: um estudo de caso
Autor: Almeida, Jacqueline Emery de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/1193136534340834
Orientador: Alencar, Anderson Fernandes de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/9517716593738845
Palavras-chave: Conselhos de educação;Autonomia escolar;Educação - Garanhuns
Data do documento: Mar-2018
Citação: ALMEIDA, Jacqueline Emery de. O Conselho Municipal de Educação de Garanhuns no ano de 2017: um estudo de caso. 2018. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2018.
Abstract: This work, result of a research to elaborate the monography for graduation in Pedagogy, enti-tled "The Garanhuns Municipal Council of Education in 2017: a case study" had as principal objective " to analyze the process of restructuring of the Conselho Municipal de Educação de Garanhuns – PE” and as minor objective “research the passed “record the practices, difficulties, challenges and advances experienced by the Council in 2017”. The field research followed some principles and procedures of the exploratory and bibliographical approach being carried out in the House of Councils, having as subjects three members of each of the two administrations of the Municipal Council of Education of Garanhuns. The instrument of data collection used was the questionnaire. The research revealed with regard to the advances that are significant in the current management due to having only one year of performance many achievements have already been acquired. Difficulties exist, but members work so they do not get in the way of the actions that are taken and the challenges encourage them to improve and carry out their work. The shortcomings are due to the lack of participation of the community in the meetings, but they happen with the minimum number of participants required by the quorum, they are always the same people, some lack preparation and knowledge about the demands of the Council. are one of the main instruments of democratic participation, the im-portance of trained representatives who are democratically chosen and who participate effectively in the debates and decisions for the exercise of an active citizenship that prioritize the defense of collective interests, acting with autonomy, respecting the limits of their competencies.
Resumo: Este trabalho, resultado de uma pesquisa para elaboração do trabalho de conclusão de curso em Licenciatura em Pedagogia, intitulado “O Conselho Municipal de Educação de Garanhuns em 2017: um estudo de caso” teve por objetivo geral “analisar o processo de reestruturação do Conselho Municipal de Educação de Garanhuns – PE” e como objetivos específicos “Resgatar a memória das gestões anteriores do Conselho” e “registrar as práticas, dificuldades, desafios e avanços vivenciados pelo Conselho em 2017”. A pesquisa de campo seguiu alguns princípios e procedimentos da abordagem exploratória e bibliográfica sendo realizada na Casa dos Conselhos, tendo como sujeitos três membros de cada uma das duas gestões do Conselho Municipal de Educação de Garanhuns. O instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionário. A pesquisa revelou no que diz respeito aos avanços que foram significativos na gestão atual devido a terem apenas um ano de atuação muitas conquistas já foram adquiridas. As dificuldades existem, mas os membros trabalham para que elas não atrapalhem as ações que são feitas e os desafios os estimulam a melhorar e realizarem seu trabalho. As lacunas existem diante da pouca participação da comunidade nas reuniões, mas acontecem com o mínimo de participantes que é exigido pelo quórum, sempre são as mesmas pessoas, em alguns falta preparo e conhecimento acerca das demandas do Conselho. Tendo em vista que os conselhos são um dos principais instrumentos de participação democrática, afirma-se a importância de representantes capacitados, escolhidos de forma democrática e que participem efetivamente dos debates e decisões para o exercício de uma cidadania ativa que priorize a defesa dos interesses coletivos, agindo com autonomia, respeitando os limites de suas competências.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/730
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