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Título: Perfil educacional da mão de obra do Estado de Pernambuco: como ocorre a absorção do capital humano nos setores da economia de Pernambuco no período de 2006-2016
Autor: Silva, Larissa Araújo da
Orientador: Coelho Júnior, Álvaro Furtado
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/1248468009730949
Palavras-chave: Trabalhadores - Educação - Pernambuco (PE);Capital humano - Pernambuco (PE);Salários - Efeito da educação - Pernambuco (PE);Formação profissional - Pernambuco (PE) – Estatísticas;Força de trabalho – Efeito da educação – Pernambuco (PE);Recursos Humanos – Pernambuco (PE);Educação – Pernambuco (PE) - Estatísticas
Data do documento: 2018
Citação: SILVA, Larissa Araújo da. Perfil educacional da mão de obra do Estado de Pernambuco: como ocorre a absorção do capital humano nos setores da economia de Pernambuco no período de 2006-2016. 2018. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Departamento de Ciências Econômicas, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.
Abstract: The Theory of Human Capital was formalized in 1961 by Theodore W. Schultz, the term human capital was used by Shultz for the first time in publishing the paper Investment in Human Capital, thus recognizing the skills and knowledge acquired by an individual as a form of capital. With the end of Second Great World War, nations are focused on economic growth and development. Education is understood as an important element in achieving this goal. But even without its formalization this important factor was already perceived by several scholars, for example Adam Smith was already recognized in his work The Wealth of Nations published in 1776. The concept of human capital was being perfected with the development of specific economic theory. Studies such as that of Pereira (2008), analyze the importance of the level of schooling of workers for the economic growth of the Northern region of Brazil, arriving at the conclusion that an average increase in the years of schooling tends to reduce the differential in the distribution of income among the inhabitants. To contribute to this debate, this paper aims to present the educational profile, according to the level of education of the workers, absorbed by the economic sectors in the state of Pernambuco over a decade. To do that, we use the RAIS data that quantify the level of schooling, absorption of schooling in the various sectors and information on average remuneration for each level of education for the years 2006, 2010 and 2016. Based on the used data, that the theoretical evidences occur in the context of the state of Pernambuco. It is observed that there is a change in the absorption of the educational level during the analyzed period. It has also been concluded that there are wage increases when there is a higher level of schooling.
Resumo: A Teoria do Capital humano foi formalizada em 1961 por Theodore W. Schultz, a expressão Capital Humano foi utilizada por Shultz pela primeira vez ao publicar o artigo Investment in Human Capital, assim reconhecendo as habilidades e conhecimentos adquiridos por um indivíduo como forma de capital. Com o fim da Segunda Guerra Mundial, as nações estão focadas no crescimento e desenvolvimento econômico. A educação passa a ser entendida como um elemento importante para atingir esse objetivo. Porém mesmo sem a sua formalização esse importante fator já era percebido por diversos estudiosos à exemplo Adam Smith já o reconhecia em sua obra a Riqueza das Nações publicada em 1776. O conceito de Capital Humano foi sendo aperfeiçoado com o desenvolvimento da teoria econômica específica. Estudos como o de Pereira (2008), faz uma análise da importância do nível de escolaridade dos trabalhadores para o crescimento econômico da região Norte do Brasil, chegando a conclusão de que um aumento médio nos anos de escolaridade tende a reduzir o diferencial na distribuição de renda entre os habitantes. Para contribuir com esse debate, este presente trabalho tem como objetivo apresentar o perfil educacional, de acordo com o nível de instrução dos trabalhadores, absorvido pelos setores econômicos atuantes no estado de Pernambuco ao longo do período de uma década. Para isso utilizam-se os dados da RAIS que quantificam nível de escolaridade, absorção de escolaridade nos diversos setores e informações sobre remuneração média para cada nível de escolaridade, para os anos de 2006, 2010 e 2016. Com base nos dados utilizados verifica-se a constatação de que as evidencias teóricas ocorrem no contexto do estado de Pernambuco. Observa-se que há uma mudança de absorção do nível de escolaridade no decorrer do período analisado. Também se pôde concluir que há aumentos de salários quando há um maior nível de escolaridade.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/712
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