Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/700
Título: Avaliação da usabilidade de um aplicativo que ajude no aprendizado de crianças autistas nas suas atividades de vida diária
Autor: Castro, Alan Batista de
Orientador: Falcão, Taciana Pontual da Rocha
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/5706959249737319
Palavras-chave: Autismo em crianças;Tecnologia educacional
Data do documento: 14-Ago-2018
Citação: CASTRO, Alan Batista de. Avaliação da usabilidade de um aplicativo que ajude no aprendizado de crianças autistas nas suas atividades de vida diária. 2018. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) - Departamento de Computação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.
Abstract: This work presents the development and evaluation of “Rotinando”, a prototype of an educational software to support autistic children in their learning to perform their daily activities of life. Rotinando follows the User-Centered Design methodology and is based on building a simple and efficient interface, adequate for the users, applying techniques of human-computer interaction. The system has two forms of access: one for the user with the profile of guardian of the child with autism, and the other for the child, thus allowing the guardians to follow and configure the activities completed by the child. The field research for ideation and evaluation of the prototype was carried out at CEMPI - Centro Médico Psicopedagógico Infantil do Recife, with interviews and focus groups with the professionals working in the institution and with interviews with the tutors of the children who attend the institution. The results showed that the system is useful for the target users, and presents an easy-to-understand interface, indicating that it is a good system for teaching classic autistic children in their daily life activities.
Resumo: Este trabalho apresenta o desenvolvimento e avaliação do“Rotinando”,protótipo de um software educacional para apoio a crianças autistas em seu aprendizado no cumprimento de suas atividades de vida diárias. O desenvolvimento do Rotinando seguiu a metodologia de Design Centrado no Usuário, fundamentada em construir uma interface simples e eficiente, adequada aos usuários, aplicando técnicas de interação humano-computador. O sistema dispõe de duas formas de acesso: uma para o usuário com o perfil de responsável da criança com autismo, e outra para a própria criança, permitindo assim que os responsáveis possam acompanhar e configurar as atividades realizadas pela criança. A pesquisa de campo para ideação e avaliação do protótipo foi realizado no CEMPI-Centro Médico Psicopedagógico Infantil do Recife,com entrevistas e grupos focais com os profissionais atuantes na instituição e com entrevistas com tutores das crianças atendidas na instituição. Os resultados mostraram que o sistema é útil para o público-alvo e apresenta uma interface de fácil entendimento, indicando ser um bom sistema para auxiliar autistas clássicos em suas atividades de vida diárias.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/700
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Ciência da Computação (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Alan Batista de Castro.pdf1,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.