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Título: Formação dos professores de educação física da UFRPE: Uma análise do perfil do formando para atuação com pessoas com deficiência
Autor: Bastos, Thúlio Albuquerque
Orientador: Tavares, Nayana Pinheiro
Endereco Lattes do orientador : http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4717466Z0
Palavras-chave: Educação física;Professores - Formação;Educação física para deficientes;Educação inclusiva
Data do documento: 2018
Citação: BASTOS, Thúlio Albuquerque. Formação dos professores de educação física da UFRPE: Uma análise do perfil do formando para atuação com pessoas com deficiência. 2018. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.
Abstract: The inclusion of people with disabilities in School Physical Education classes guided this production. The objective of this research is to identify the profile of the undergraduate course in Physical Education of the Federal Rural University of Pernambuco for the educational action in the perspective of inclusion and as specific objectives: a) to understand the history, concepts and general aspects of People with Deficiency; b) relate concepts and aspects about the Person with Disabilities with Inclusive Education and Inclusive Physical Education; c) investigate whether the inclusive theme during the academic trajectory fulfills what the Political Pedagogical Project of the Course demands; d) To verify the need of the graduates of the Physical Education Degree course of the Federal Rural University of Pernambuco, of a greater approximation during the graduation of the theme Inclusion. The research took as reference to Declaração de Salamanca (1994), Stainback and Stainback (1999), Freire (2008), Brasil (2010), Jesus e Effgen (2012), Brasil (2015) among other authors and documents, to treat (2005), Sassaki (2003), Monte e Santos (2005), Amiralian (2000), among others, and issues related to education, Garcia (1977), Martins (2005), Saviani (1991), Fonseca (2003), Chicon (2008) and others. Based on qualitative, exploratory-type research, online questionnaires were applied through Google Docs to 39 students considered as trainees. The data allowed to identify several aspects necessary for the implementation of the inclusive proposal in the training of future teachers. The main difficulty indicated for the realization of inclusion in his future teaching referred to the difficulty of relating theoretical-practical knowledge to teacher attitudes towards Inclusive Education. As suggestions were highlighted: the need for the presence of the subject Inclusion in disciplines from the beginning of the course and through optional subjects that deal with the subject, experience with students with disabilities during the course, appropriate means to acquire theoretical and practical knowledge and in what way can be articulated to the appropriate attitudes in teaching. It is concluded that it is important to broaden and improve the perspective of Inclusion in the course, so that the students who are trained in it are apt and qualified for educational action in the perspective of inclusion.
Resumo: A inclusão de pessoas com deficiência nas aulas de Educação Física Escolar norteou esta produção. Esta pesquisa tem por objetivo geral identificar o perfil do formando do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco para a atuação educacional na perspectiva da inclusão e como objetivos específicos: a)compreender o histórico, conceitos e aspectos gerais das Pessoas com Deficiência; b)relacionar conceitos e aspectos sobre a Pessoa com Deficiência com a Educação Inclusiva e Educação Física Inclusiva; c)investigar se a temática inclusiva durante a trajetória acadêmica cumpre o que demanda o Projeto Político Pedagógico do Curso; d) Verificar a necessidade dos formandos do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco, de uma maior aproximação durante a graduação da temática Inclusão. A pesquisa tomou por referência a Declaração de Salamanca (1994), Stainback e Stainback (1999), Freire (2008), Brasil (2010), Jesus e Effgen (2012), Brasil (2015), entre outros autores e documentos, para tratar das questões ligadas às pessoas com deficiência e as deficiências, Machado e Nazari (2012), Diehl (2006), Sassaki (2003), Monte e Santos (2005), Amiralian (2000), entre outros, e questões ligadas à educação, Garcia (1977), Martins (2005), Saviani (1991), Fonseca (2003), Chicon (2008) entre outros. Baseado na pesquisa de natureza qualitativa, do tipo exploratória, aplicaram-se questionários online, através do Google Docs, à 39 alunos considerados formandos do curso. Os dados permitiram identificar vários aspectos necessários para a efetivação da proposta inclusiva na formação dos futuros docentes. A principal dificuldade indicada para a realização da inclusão na sua futura docência referiu-se à dificuldade de relacionar conhecimentos teórico-práticos à atitudes docentes face à Educação Inclusiva. Como sugestões se destacaram: necessidade da presença da temática Inclusão em disciplinas desde o início do curso e através de disciplinas optativas que tratem da temática, experiência junto a alunos com deficiência durante o curso, meios apropriados de adquirir conhecimentos teórico-práticos e de que maneira podem ser articulados à atitudes adequadas na docência. Conclui-se que é importante ampliar e aperfeiçoar a perspectiva da Inclusão no curso, para que os alunos que nele são formados estejam aptos e habilitados para atuação educacional na perspectiva da inclusão.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/696
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