Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/695
Title: Socialização através de jogos e brincadeiras
Authors: Fônseca, Sara Holanda Martiniano da
metadata.dc.contributor.authorLattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8218597Y6
metadata.dc.contributor.advisor: Costa, Marcos André Nunes da
metadata.dc.contributor.advisorLattes: https://www.escavador.com/sobre/7093734/marcos-andre-nunes-costa
Keywords: Jogos infantis;Jogos Educativos;Ensino fundamental - Estudo e ensino;Socialização;Educação física
Issue Date: 2018
Citation: FÔNSECA, Sara Holanda Martiniano da. Socialização através de jogos e brincadeiras. 2018. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.
Abstract: The game can make it easier for the learner to learn that it might take longer to learn through traditional ways, and thus to develop through playfulness, critical sense, to control favorable conditions, to conduct mediations, to research, to interpret and to make decisions and thus to promote the social interaction. The present work aims to show that the games and games when worked in the school context can provide an improvement in the interpersonal relationships of the students. Through an action research of a qualitative nature, with emphasis on the analysis of the data obtained through the observation and recording of the interventions carried out with students of the fundamental II, in a municipal school in the city of Canhotinho-PE, it was possible to verify that popular games when worked in a playful way with concerns in a critical formation, favor the conception of cooperation, the importance of teamwork, besides promoting autonomy, creativity and respect for others.
Description: O jogo pode facilitar ao aluno um aprendizado que possivelmente ele demoraria mais tempo para se aprender através de maneiras tradicionais, e assim, desenvolver por meio da ludicidade, senso crítico, controlar condições favoráveis, realizar mediações, pesquisar, interpretar e tomar decisões e assim promover a socialização. O presente trabalho tem como objetivo, analisar como os jogos e brincadeiras podem contribuir na melhoria das relações interpessoais dos alunos. Através de uma pesquisa-ação de cunho qualitativo, com ênfase na análise dos dados obtidos através da observação e registro das intervenções realizadas com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental Anos Finais, em uma escola municipal da cidade de Canhotinho-PE, foi possível constatar que os jogos populares quando trabalhados de forma lúdica com preocupações em uma formação crítica, favorecem a concepção de cooperação, importância do trabalho em equipe, além de promover autonomia, criatividade e respeito ao próximo.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/695
Appears in Collections:TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)

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