Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/691
Título: Projeto social: uma perspectiva inclusiva acerca das possibilidades e desafios da prática pedagógica no ensino do voleibol
Autor: Silva, Lucas Correia da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/0442503882118808
Orientador: Vieira, Ana Luiza Barbosa
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/2045282789284599
Palavras-chave: Educação física – Aspectos sociais;Professores de educação física;Prática de ensino
Data do documento: 2018
Citação: SILVA, Lucas Correia da. Projeto social: uma perspectiva inclusiva acerca das possibilidades e desafios da prática pedagógica no ensino do voleibol. 2018. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.
Abstract: The present study sought to understand the pedagogical practice in social projects, understanding the challenges and opportunities in the teaching of volleyball in social projects. The survey was conducted from the qualitative method with application of a semistructured questionnaire with four teachers of different social projects, which are located in the cities of Olinda and Recife. The survey encompassed the following objectives: the challenges and opportunities in sports teaching in social projects; the motivation of children and teenagers to participate in the social project and the pedagogical practice of the teaching of volleyball in social projects. The results show us that the social project aims to not only remove the street boys, but provide educational practices to behold the inclusion in class, student autonomy, the formation of critical subjects and troubleshooting from the game, downloading the learning for life. It is concluded that the research contributes to a greater expansion of perspectives about the importance of social sports project for the life of students and society, as well as the survey will serve as a basis for further reflection on the theme.
Resumo: Este trabalho buscou evidenciar a prática pedagógica em projetos sociais, compreendendo os desafios e as possibilidades no ensino do voleibol. A pesquisa foi realizada a partir do método qualitativo com aplicação de um questionário semiestruturado com quatro professores de projetos sociais distintos, que ficam localizados nos municípios de Olinda e Recife. O questionário objetivou inquirir acerca dos seguintes aspectos: os desafios e possibilidades no ensino esportivo em projetos sociais. Os resultados nos mostram que o projeto social tem a finalidade de não apenas retirar os meninos da rua, mas proporcionar práticas educativas que contemplem a inclusão nas aulas, autonomia do aluno, a formação de sujeitos críticos e a solução de problemas a partir do jogo, transferindo os aprendizados para a vida. Além disso, a pesquisa contribuiu para uma maior compreensão acerca da importância do projeto social esportivo para a vida dos alunos e consequentemente para a sociedade, bem como poderá referenciar novas reflexões sobre a temática.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/691
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Lucas Correia da Silva.pdf416,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.