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Título: O discurso da vida do sertanejo nas canções de Luiz Gonzaga.
Autor: Nunes, Millena Granja
Endereco Lattes do autor: Não localizado
Orientador: Guimarães, Lílian Noemia Torres de Melo
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/7778975209654541
Palavras-chave: Canções;Sertanejos - Vida
Data do documento: 25-Mai-2022
Citação: NUNES, Millena Granja. O discurso da vida do sertanejo nas canções de Luiz Gonzaga. 2022. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2022.
Abstract: This work seeks to investigate the discourse of the life of the sertanejo, by Luiz Gonzaga's songs show the sertão in its identity, social and cultural aspects. We used an interpretative and qualitative methodology. As a general corpus, we analyzed Luiz Gonzaga's álbum, O Rei Volta pra Casa, released in 1982 composed of 14 songs. We are theoretically based on Van Dijk (2004, 2008), Chouliaraki and Fairclough (1999), Fairclough (2001), Wodak (2004), Resende and Ramalho (2019), regarding Critical Discourse Analysis and Oliveira (1998) and Garcia (1987), referring to aspects that deal with the sertão. As a result, we verified that Luiz Gonzaga's songs composing a collection of plurality that deals with the sertão and the lives of those who live there, achieve, through their discursive construction, to give social visibility to the sertanejo as someone who has a life story represented by courage and appreciation of their culture
Resumo: Este trabalho busca averiguar o discurso da vida do sertanejo, através das canções de Luiz Gonzaga que evidenciam o sertão nos seus aspectos identitários, sociais e culturais. Fizemos uso de uma metodologia de caráter interpretativo e qualitativo. Como corpus geral, analisamos o álbum de Luiz Gonzaga, o Rei volta pra Casa, lançado em 1982, composto por 14 canções. Fundamentamo-nos teoricamente em Van Dijk (2004, 2008), Chouliaraki e Fairclough (1999), Fairclough (2001), Wodak (2004), Resende e Ramalho (2019), no tocante à Análise Crítica do Discurso, e Oliveira (1998) e Garcia (1987), referente aos aspectos que tratam sobre o sertão. Como resultado, verificamos que as canções de Luiz Gonzaga, compondo um acervo de pluralidade que trata do sertão e da vida daqueles que lá residem, conseguem, por meio de sua construção discursiva, dar uma visibilidade social ao sertanejo como aquele que tem uma história de vida representada por valentia e pelo apreço de sua cultura.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6819
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