Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6816
Título: Promovendo a alfabetização científica e tecnológica através do ensino de Citologia no ensino médio: relatos de uma professora em formação
Autor: Pereira, Maria Isabel de Oliveira Mendes
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/3096551749857151
Orientador: Araújo, Elian Sandra Alves de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/8362137509119353
Co-orientador : Conceição, Emanuella Maria da
Endereço Lattes do Co-orientador : http://lattes.cnpq.br/0829667458659173
Palavras-chave: Biologia - Estudo e ensino;Citologia;Formação de professores;Prática de ensino;Educação científica;Ensino médio
Data do documento: 1-Out-2024
Citação: PEREIRA, Maria Isabel de Oliveira Mendes. Promovendo a alfabetização científica e tecnológica através do ensino de Citologia no ensino médio: relatos de uma professora em formação. 2024. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Departamento de Biologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: This report describes the process of designing, organizing and developing a pedagogical workshop using didactic models for teaching Cytology, from the perspective of a resident of the Pedagogical Residency Program, with the aim of promoting Scientific and Technological Literacy in High School. The combination of practical activities with concrete visual resources, such as biscuit dough, paints, canvases and brushes, helped to assimilate cellular concepts, promoting deeper and more meaningful learning, as well as increasing student involvement and enabling greater interaction between them. The Cell Biology Workshop contributed to the development of fundamental skills, such as observation, description and interpretation of cytological concepts and phenomena. However, some challenges were identified, such as the need to adjust the time and space allocated to the activities and the diversification of materials due to the lack of financial resources. In the end, it was concluded that this approach helps to promote students' scientific literacy by bringing them closer to scientific elements and language, and can therefore be considered an effective strategy for improving the teaching and learning processes in Biology.
Resumo: Este relato descreve o processo de elaboração, organização e desenvolvimento de uma oficina pedagógica utilizando modelos didáticos para o ensino de Citologia, sob a perspectiva de uma residente do Programa de Residência Pedagógica, com o objetivo de promover a Alfabetização Científica e Tecnológica no Ensino Médio. A combinação das atividades práticas com recursos visuais concretos, como massas de biscuit, tintas, telas e pincéis, auxiliou na assimilação dos conceitos celulares, promovendo uma aprendizagem mais profunda e significativa, além de aumentar o envolvimento dos estudantes e possibilitar uma maior interação entre eles. A Oficina Biologia Celular contribuiu com o desenvolvimento de habilidades fundamentais, como a observação, descrição e interpretação de conceitos e fenômenos citológicos. No entanto, foram identificados alguns desafios, como a necessidade de ajustes no tempo e espaço destinado às atividades e a diversificação dos materiais pela falta de recursos financeiros. Ao final, conclui-se que essa abordagem auxilia na promoção do processo de alfabetização científica dos estudantes por aproximá-los de elementos e da linguagem científica, podendo assim ser considerada como uma estratégia eficaz para melhoria dos processos de ensino e aprendizagem da Biologia.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6816
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Ciências Biológicas (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_mariaisabeldeoliveiramendespereira.pdf1,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons