Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/681
Title: Agente de apoio ao desenvolvimento escolar especial AADEE: Um Profissional da Educação Sob Múltiplos Olhares
Authors: Rêgo, Selmo Vieira
metadata.dc.contributor.authorLattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4841447P1
metadata.dc.contributor.advisor: Alves, Maria do Socorro Valois
metadata.dc.contributor.advisorLattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706029A8
Keywords: Educação especial;Pessoa com deficiência
Issue Date: 13-Aug-2018
Citation: RÊGO, Selmo Vieira. Agente de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial – AADEE: um profissional da Educação sob múltiplos olhares. 2018. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.
Abstract: The research presented in this paper falls within the field of public policies for the inclusion of people with disabilities, with emphasis on the field of Education. Our object of study is the position of Support Agent for Special School Development, for being a new position in the Municipal Network of Education of the City of Recife. The choice of the theme Special Agent for Support to Special School Development – SEDSA: a professional of the education from multiple perspectives, emerges from the reflection on my field of professional performance, since I find myself performing this function, and from the observation of the professional exercise in that same field in others educational units, which raised the possibility of seeking responses backed by the scientific rigor of the field of research, such as: Being a new position in the public school system of the city of Recife, what is the perception that SEDSA has of its own performance? What is the perception of the other professionals who are directly connected to the SEDSA in the school environment, do they have this new position? We then draw as a general objective to identify the perception that the SEDSA and those who are directly linked to it, in the exercise of its function, have on its performance. We also sought to verify the main difficulties encountered by SEDSA in its support to students with disabilities, and also to present the perceptions of the research subjects, in a quantitative way, based on the information provided by them, and then make inferences of a qualitative nature. Our research is of a qualitative and quantitative nature, a characteristic that is configured in the scope of methodological course adopted which contemplates content analysis as a treatment procedure of the data collected. The research carried out brought us some surprising results, related to the performance of the SEDSA in the pedagogical area; the precarious training of teachers in the exercise of teaching in Special Education, teachers who do not work in specialized school attendance, among others. Finally, we made our final considerations discussing some of the problems and discrepancies found in the search results. Based on the findings, this study does not pretend to present itself as ready and finished, but rather instigates new concerns, new responses to the same concerns with the prospect of feeding other relevant studies to the analysis of this post, which, because it is new in public teaching networks, suggests a certain novelty as a fertile field to epistemological discoveries related to the pedagogical, sociological and political field of the formation of cadres for action in the educational sector.
Description: A pesquisa apresentada neste trabalho se insere no campo das políticas públicas de inclusão da pessoa com deficiência, com ênfase no campo da Educação. Nosso objeto de estudo é o Agente de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial, por se constituir como um novo cargo na Rede Municipal de Ensino da Cidade do Recife. A escolha do tema Agente de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial – AADEE, Um Profissional da Educação Sob Múltiplos Olhares, emerge da reflexão sobre o meu campo de atuação profissional, uma vez que me encontro exercendo essa função, e da observação do exercício profissional nesse mesmo campo em outras unidades educativas, o que suscitou inquietações passiveis de buscar respostas lastreadas pelo rigor científico próprio do campo da pesquisa, tais como: Sendo um cargo novo na rede pública de ensino da cidade do Recife, qual a percepção que o AADEE tem da sua própria atuação? Qual o entendimento dos demais profissionais que estão diretamente ligados ao AADEE, no ambiente escolar, têm desse novo cargo? Traçamos, então, como objetivo geral, identificar qual o entendimento que o AADEE e aqueles que estão ligados diretamente a ele, no exercício de sua função, têm sobre sua atuação. Também procuramos verificar quais as principais dificuldades encontradas pelo AADEE em seu apoio aos estudantes com deficiência, e ainda, apresentar os entendimentos dos sujeitos da pesquisa, de forma quantitativa, baseado nas informações por eles prestadas, fazendo, posteriormente, inferências de caráter qualitativo. Nossa pesquisa é de natureza qualitativa e quantitativa, característica que se configura no escopo do percurso metodológico adotado o qual contempla a análise de conteúdo como procedimento de tratamento dos dados coletados. A pesquisa realizada nos trouxe alguns resultados surpreendentes, relacionados a atuação do AADEE na área pedagógica; a precária formação dos professores no exercício da docência em Educação Especial, professores esses que não atuam no atendimento escolar especializado, entre outros. Por fim, fizemos nossas considerações finais discutindo alguns problemas e discrepâncias encontrados nos resultados da pesquisa. A partir dos achados esse estudo não tem a pretensão de se apresentar como pronto e acabado, antes instiga novas inquietações, novas respostas às mesmas inquietações na perspectiva de alimentar outras pesquisas relevantes à análise desse cargo que por ser novo na rede pública de ensino, sugere um certo ineditismo como campo fértil a descobertas epistemológicas relacionadas ao campo pedagógico, sociológico e político da formação de quadros para atuação no setor educacional.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/681
Appears in Collections:TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)

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