Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6793
Título: As estratégias metodológicas utilizadas pelos professores do curso de bacharelado em administração no ensino remoto emergencial.
Autor: Santos, José Everaldo de Lima
Endereco Lattes do autor: Não localizado
Orientador: Farias, Ana Paula da Silva
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/9195858306109701
Palavras-chave: Ensino - Metodologia;Ensino via Web - Pernambuco;Professores universitários
Data do documento: 27-Mai-2022
Citação: SANTOS, José Everaldo de Lima. As estratégias metodológicas utilizadas pelos professores do curso de bacharelado em administração no ensino remoto emergencial. 2022. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2022.
Abstract: The implementation of Emergency Remote Teaching in higher education institutions in Brazil, especially public ones, imposed a new reality for students and teachers, who lived in a short time the implementation of changes in the teaching method. Therefore, the present research aims to answer the following question: what methodological strategies were used by the professors of the Bachelor's Degree in Administration at the Federal Rural University of Pernambuco, Serra Talhada Academic Unit, in the offer of their disciplines during the Emergency Remote Teaching? This research is characterized as exploratory and descriptive, having the case study as a technical procedure. Data collection took place with the application of a questionnaire and documental research. As a result, the teaching methodological strategies implemented by the teachers of the Bachelor of Business Administration in Emergency Remote Teaching were: problem-based learning, the flipped classroom, the case study, game-based learning, concept maps and seminars and discussions.
Resumo: A implementação do Ensino Remoto Emergencial nas instituições de ensino superior no Brasil, principalmente nas públicas, devido as medidas restritivas ocasionadas pela covid-19, impôs uma nova realidade para estudantes e professores, que viveram num curto espaço de tempo a implementação de mudanças no método de ensino. Sendo assim, a presente pesquisa tem como objetivo responder a seguinte questão: quais estratégias metodológicas foram utilizadas pelos professores do Curso de Bacharelado em Administração da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada, na oferta de suas disciplinas durante o Ensino Remoto Emergencial? Esta pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva, tendo como procedimento técnico o estudo de caso. A coleta de dados ocorreu com a aplicação de um questionário e a pesquisa documental. Como resultado, tem-se que as estratégias metodológicas de ensino mais utilizadas pelos professores do Curso de Bacharelado em Administração no Ensino Remoto Emergencial foram: estudo de caso (76,9%), seminários e discussões (76,9%), sala de aula invertida (61,5%), aprendizagem baseada em problemas (46,2%) e mapas conceituais (23,1%)
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6793
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Administração (UAST)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_joseeveraldodelimasantos.pdf463,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons