ALERTA!
O Repositório Institucional da UFRPE passou a funcionar em um novo endereço: arandu.ufrpe.br
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6770
Título: | Estudo bibliográfico sobre as contribuições no ensino das Artes Visuais para crianças autistas |
Autor: | Albuquerque, Kétima de Freitas |
Orientador: | Barros, Lilian Débora de Oliveira Barros |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/2102439803472317 |
Palavras-chave: | Crianças autistas;Educação inclusiva;Artes - Estudo e ensino |
Data do documento: | 21-Dez-2023 |
Citação: | ALBUQUERQUE, Kétima de Freitas. Estudo bibliográfico sobre as contribuições no ensino das Artes Visuais para crianças autistas. 2024. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Gravatá, PE, 2023. |
Abstract: | The present study aims to present how art classes can help students with Autism Spectrum Disorder interact with the social environment, as is important in the child's development. Teaching arts, right at the beginning of training, is important, as it is the stage in which the child is already able to assimilate and have a mastery of what they are practicing, being able to understand what is being seen, which is why teaching strategies are necessary. Inclusive education is a right that presupposes the appreciation of differences, where several laws have already been created to contribute to the inclusion of students with disabilities in the classroom, in regular education, laws that are being reformulated and that need inspections to to be met, most schools are full of barriers, in addition to most of them not having a structure, there is also a lack of trained professionals to know how to develop activities for students with a specific need, being able to include them in school activities. |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo apresentar de que maneira as aulas de artes podem contribuir para o aluno com Transtorno de Espectro Autista a interagir com o meio social, como é importante no desenvolvimento da criança. O ensino de artes, logo no início da formação é importante, pois é a fase em que a criança, já consegue assimilar e ter um domínio do que está praticando, conseguindo compreender o que está sendo visto, por isso, é necessárias estratégias de ensino. A educação inclusiva é um direito que pressupõe a valorização das diferenças, onde, já foram criadas várias leis, para contribuir com a inclusão de alunos com deficiência em sala de aula, no ensino regular, leis que estão se reformulando e que precisam de fiscalizações para serem cumpridas, a maioria das escolas são repletas de barreiras, além da maioria delas não possuir estrutura, também, tem a falta de profissionais capacitados para saber desenvolver atividades para aluno com alguma necessidade específica, podendo incluí-lo nas atividades escolares. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6770 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Artes Visuais (UAEADTec) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_ketimadefreitasalbuquerque.pdf | 267,87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons