Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/671
Título: Influência de meios de cultura sobre o crescimento, esporulação e peso seco de Glomerella cingulata agente da antracnose do limoeiro
Autor: Nascimento, Luciana Cordeiro do
Dantas, Suzana Alencar Freire
Menezes, Maria
Oliveira, Sônia Maria Alves
Palavras-chave: Células vegetais - Cultura e meios de cultura;Plantas - Nutrição
Data do documento: 2001
Citação: Influência de meios de cultura sobre o crescimento, esporulação e peso seco de Glomerella cingulata agente da antracnose do limoeiro. Cadernos Ômega, Série Agronomia, Recife, n. 12, p. 98-101, 2001.
Abstract: Foi estudado um isolado de Glomerella cingulata obtido de folhas de limoeiro quanto ao crescimento micelial, produção de esporos e peso seco em diferentes meios de cultura: batata-dextrose-ágar, cenoura-dextrose-ágar, aveia-dextrose-ágar e extrato de levedura-dextrose-ágar. Para determinação do peso seco, foram utilizados os mesmos meios sem a adição do Agar. Após o cultivo do material e identificação do patógeno em microscópio ótico foram transferidos discos de micélio com 5mm de diâmetro, para placas de Petri ou Erlenmeyers contendo os diferentes meios de cultura. As culturas foram incubadas a 25 ± 1°C e luz contínua com lâmpadas fluorescentes de 40 watts por um período de sete dias. Os fungos cultivados em meio líquido foram submetidos a agitação diária, permitindo uma maior oxigenação e distribuição dos nutrientes. Os resultados mostraram que no meio de cenoura-dextrose-ágar o G. cingulata apresentou maior velocidade de crescimento micelial. Em todos os substratos sólidos formaram proto peritécio, sendo que no meio de extrato de levedura-dextrose-ágar ocorreu a formação de peritécios e ascos com liberação de ascósporos. O maior peso seco de G. cingulata foi obtido nos meios líquidos aveia-dextrose e batata-dextrose.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/671
Aparece nas coleções:n. 12, 2001 (Série Agronomia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OME_n12_2001_26.pdf240,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.