Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/669
Título: Compatibilidade vegetativa e caracterização ísoenzimática de isolados de Sclerotium rolfsii Sacc.
Autor: Dantas, Suzana Alencar Freire
Oliveira, Sônia Maria Alves
Silva, Roberto Luiz Xavier
Dantas, Francisco de Assis
Palavras-chave: Feijão;Fisiologia vegetal
Data do documento: 2001
Citação: DANTAS, Suzana Alencar Freire et al. Compatibilidade vegetativa e caracterização ísoenzimática de isolados de Sclerotium rolfsii Sacc. Cadernos Ômega, Série Agronomia, Recife, n. 12, p. 90-93, 2001.
Abstract: Compatibilidade vegetativa e análise isoenzimática têm sido usadas para caracterizar diversos fungos fitopatogênicos. Visando avaliar a compatibilidade vegetativa de isolados de S. rolfsii obtidos de feijoeiro em diferentes sub-regiões de Pernambuco: Zona da Mata, Agreste e Sertão, os mesmos foram pareados em placas de Petri de 9 cm de diâmetro em BDA e incubados a temperatura ambiente. A avaliação procedeu-se por exame macroscópico após 10 dias de incubação dos isolados, observando-se a formação de zonas de aversão entre os mesmos. Para a análise isoenzimática foram avaliados os sistemas a, b-esterease, fosfatase ácida e leucina aminopeptidase em gel de poliacrilamida 7%. Os perfis eletroforéticos foram analisados através da mobilidade relativa das bandas, a partir dos quais foram confeccionados zimogramas para cada enzima analisada. Os isolados da Zona da Mata e do Agreste foram similares com relação a compatibilidade vegetativa e padrões isoenzimáticos. O isolado do Sertão foi vegetativamente incompatível com os demais e apresentou padrão isoenzimático diferente.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/669
Aparece nas coleções:n. 12, 2001 (Série Agronomia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OME_n12_2001_24.pdf287,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.