ALERTA!
O Repositório Institucional da UFRPE passou a funcionar em um novo endereço: arandu.ufrpe.br
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6683
Título: | Estudo do experimento das chamas coloridas e sua relação com o modelo atômico de Bohr |
Autor: | Gomes, Wagner Emerson Ferreira |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/0123315171308559 |
Orientador: | Santos, Flávia Portela |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/4010793113764185 |
Palavras-chave: | Física - Experiências;Átomos - Modelos;Modelo atômico de Bohr;Experiências científicas |
Data do documento: | 13-Dez-2023 |
Citação: | GOMES, Wagner Emerson Ferreira. Estudo do experimento das chamas coloridas e sua relação com o modelo atômico de Bohr. 2024. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Tabira,PE, 2023. |
Resumo: | O ensino de Física na Educação Básica tem enfrentado inúmeros desafios e um dos principais reside na falta de interesse dos estudantes pela ciência. Essa problemática tem sido frequentemente atribuída à metodologia predominante nas aulas, que se baseia principalmente em abordagens expositivas tradicionais. A aprendizagem da Física requer uma abordagem focada nos conceitos, permitindo que os estudantes construam uma base sólida de compreensão dos fenômenos. Uma das áreas bastante rica em conceitos e que traz forte base para o desenvolvimento tecnológico da sociedade é a Física Moderna. Esta, por seu contraste com a teoria clássica, exige maior criatividade e pesquisa por parte do educador por possuir, entre outras coisas, pouco material didático voltado para seu ensino. Uma alternativa é utilizar experimentos que proporcionam uma compreensão mais tangível dos conceitos teóricos. Este trabalho propõe estudar o experimento das chamas coloridas, investigando as melhores condições para sua aplicação em sala de aula. Dentre os resultados, apresenta-se a construção de um aparato experimental de baixo custo e sua viabilidade econômica, a verificação das diferentes colorações das chamas e a melhor proporção da mistura sal e combustível para obtenção da melhor visualização do efeito. Espera-se que esse estudo contribua para os professores da educação básica, facilitando e incentivando a realização e aplicação do experimento, e para os estudantes, despertando maior interesse pela ciência. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6683 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Física (UAEADTec) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_art_wagneremersonferreiragomes.pdf | 1,94 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons