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Título: | Lançamento de foguete de propulsão a água e ar comprimido : uma aplicação didática para alunos do ensino fundamental II (anos finais) |
Autor: | Silva, Suzana Ferreira da |
Orientador: | Santos, Flávia Portela |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/4010793113764185 |
Palavras-chave: | Foguetes (Aeronáutica);Física - Estudo e ensino;Física - Experiências |
Data do documento: | 29-Dez-2023 |
Citação: | SILVA, Suzana Ferreira da. Lançamento de foguete de propulsão a água e ar comprimido : uma aplicação didática para alunos do ensino fundamental II (anos finais). 2024. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Surubim,PE, 2023. |
Resumo: | Este trabalho traz um relato de experiência no desenvolvimento do ensino da física com alunos do 8. e 9. anos do ensino fundamental II (anos finais) através de experimentos, utilizando materiais de baixo custo para o entendimento do funcionamento dos foguetes através de seu lançamento com aparato experimental. A metodologia envolveu a aplicação didática de seis aulas com alunos do Ensino Fundamental II (anos finais) em uma disciplina eletiva de uma escola municipal de ensino integral de Igarassu – PE. Os foguetes desempenharam e desempenham um papel importante para a humanidade. Ao longo da história, ele já auxiliou em guerras, já proporcionou o deslocamento de objetos e pessoas e, diariamente, tem contribuído no lançamento de satélites para, por exemplo, atuar no funcionamento dos GPSs. Para fins didáticos, podemos construir o foguete de várias formas e com diversos materiais, como garrafas PET, usando como combustível algo comum e fácil, a água. Nesta pesquisa, foi construído o aparato experimental para lançamento de foguete e sua base de lançamento possuindo mecanismo de propulsão à água e ar comprimido. Com esse tipo de experimento, podemos observar a ação das forças que atuam neste fenômeno e a aplicação das leis de Newton. Diante dos resultados, pode-se afirmar que atividades como essas estimulam os estudantes e instigam sua curiosidade no desenvolvimento da aprendizagem, sendo muito pertinente a prática experimental para o ensino da física. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6682 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Física (UAEADTec) |
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