Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6678
Título: A robótica em propostas de ensino com kits lego : um mapeamento sistemático da literatura
Autor: Santos, Josivan Felix dos
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/6133391680427577
Orientador: Lima, Felipe de Brito
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/0144075272556954
Palavras-chave: Robótica na educação;LEGO (Brinquedo);Mapeamento sistemático da literatura
Data do documento: 18-Dez-2023
Citação: SANTOS, Josivan Felix dos. A robótica em propostas de ensino com kits lego : um mapeamento sistemático da literatura. 2024. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumo: A robótica educacional se apresenta como uma ferramenta útil na sala de aula, pois proporciona aos alunos a oportunidade de aplicar os conceitos aprendidos de maneira prática e interativa. Além disso, os alunos sentem-se motivados e engajados no processo de aprendizagem, tornando-o mais significativo e contextualizado. Dentre as inúmeras possibilidades que podem auxiliar o professor no planejamento das atividades a partir do uso da robótica, o kit LEGO é usado para ensinar conceitos variados de forma prática e tangível. Esse instrumento vai ao encontro das discussões da BNCC (2018) sobre a importância de desenvolver propostas que integrem diferentes saberes, de maneira integrada e contextualizada, para que os estudantes possam ter a capacidade de avaliar e resolver de forma holística os problemas complexos do mundo real. O paradigma educacional adotado, então, deve romper com a fragmentação tradicional do conhecimento, estimulando a conexão entre diferentes áreas. Nessa direção, objetivamos neste trabalho analisar pesquisas sobre o uso do LEGO como ferramenta para educacional de maneira inter, multi e transdisciplinar no contexto da educação básica. Para tanto, foi feito um mapeamento sistemático de artigos publicados no Brasil entre os anos de 2018 e 2023. De forma geral, percebeu-se, tanto por dados estatísticos quanto por uma análise qualitativa das informações, que os trabalhos publicados durante os últimos cinco anos apresentam um crescimento gradual, atuando no sentido de contribuir para o avanço científico na área da educação e ajudar a desenvolver teorias mais robustas e práticas mais eficientes.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6678
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Física (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_josivanfelixdossantos.pdf724,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons