Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6674
Título: Aplicação de experimentos de baixo custo numa escola de educação básica : soluções físicas pra problemas ambientais
Autor: Silva, Deyse Luana Azevedo da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/7975680861922198
Orientador: Santos, Flávia Portela
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/4010793113764185
Palavras-chave: Física - Estudo e ensino;Física - Experiências;Experiências científicas;Meio ambiente
Data do documento: 28-Dez-2023
Citação: SILVA, Deyse Luana Azevedo da. Aplicação de experimentos de baixo custo numa escola de educação básica : soluções físicas pra problemas ambientais. 2024. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Surubim,PE, 2023.
Resumo: O ensino de Física ainda precisa ser melhorado no que diz respeito à aplicação de diferentes métodos de ensino e na disponibilidade de materiais didáticos voltados à aplicação da ciência no cotidiano. Esses fatores poderiam proporcionar a facilidade de compreensão dos conteúdos e promover maior interesse dos estudantes da educação básica. Isso, porém, requer um trabalho árduo e contínuo, uma vez que é um grande desafio para o professor romper a barreira de uma visão caótica que foi rotulada à disciplina. É possível o entendimento dos conteúdos desta ciência se a execução das aulas for além dos cálculos matemáticos, pois existem vários fenômenos naturais envolvidos no cotidiano que podem ser explorados no processo de aprendizagem. A Física, sendo trabalhada com praticidade, envolvendo o meio ambiente, por exemplo, fornece um vasto conhecimento aplicado. Através de vivências compartilhadas e estimulantes, essa junção possibilita uma visão de mundo crítica, com intervenções para a diminuição dos impactos ambientais. Os conceitos físicos extraídos das temáticas ambientais “poluição do ar”, “poluição da água” e “poluição do solo” foram algumas problemáticas estudadas neste trabalho. Procedendo nessa perceptiva, o estudo tem como objetivo proporcionar e relacionar o ensino de Física com questões ambientais, sendo assim uma proposta metodológica para ser utilizada pelo professor na sala de aula. O trabalho detalha a construção de maquetes com utilização de materiais de baixo custo e recicláveis, utilizando a Física experimental como soluções para problemas ambientais, e relata a vivência da aplicação desta prática em uma turma de 3. ano do ensino médio.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6674
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Física (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_deyseluanaazevedodasilva.pdf997,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons