ALERTA!
O Repositório Institucional da UFRPE passou a funcionar em um novo endereço: arandu.ufrpe.br
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6670
Título: | Jogos didáticos e o ensino de Física : uma proposta de recurso didático para o ensino de Eletrodinâmica |
Autor: | Pereira, Amanda Mikaele Marques |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/9668164096832929 |
Orientador: | Marques, Maria Danielle Rodrigues |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/7367303830021148 |
Palavras-chave: | Jogos educativos;Física - Estudo e ensino;Ensino médio |
Data do documento: | 5-Dez-2023 |
Citação: | PEREIRA, Amanda Mikaele Marques. Jogos didáticos e o ensino de Física : uma proposta de recurso didático para o ensino de Eletrodinâmica. 2024. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023. |
Resumo: | A falta de interesse no estudo da disciplina de Física pode ter diversas causas. Uma delas, que merece destaque é o ensino deficitário. Este, marcado pelo método de ensino tradicional e extremamente dependente do livro didático, é desenvolvido através de aulas baseadas na transmissão de informações e fórmulas, seguindo de aplicação desses por meio de exercícios pré-determinados pelo professor. A fim de buscar melhorias e trazer mudanças para tal cenário, o presente trabalho buscou desenvolver um jogo de tabuleiro para serem trabalhados conceitos de Eletrodinâmica, tendo em vista a potencialidade dos jogos didáticos para o processo de ensino e aprendizagem. Uma vez elaborado, o referido jogo foi posto em prática com uma turma de 3 ano do Ensino Médio de uma escola de referência, localizada na cidade de Vertente do Lério, do estado de Pernambuco. A aplicação foi seguida de um questionário para que os alunos avaliassem o uso de jogos didáticos nas aulas de Física, dando a estes a oportunidade de exporem suas opiniões e sugestões. O respectivo trabalho apresentou resultados promissores, pois foi possível observar o interesse e o envolvimento dos discentes ao decorrer da aplicação do jogo, levando-os a desenvolver uma participação ativa. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6670 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Física (UAEADTec) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_art_amandamikaelemarquespereira.pdf | 685,3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons