Please use this identifier to cite or link to this item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/667
Title: Influência de meios de cultura e regimes de luz no crescimento micelial, esporulação, dimensão de conídios e peso seco de Fusarium equiseti
Authors: Rodrigues, Viviane Jurema Lopes Borges
Silveira, Elineide Barbosa da
Fortes Filho, Paulo Fernandes
Maranhão, Eduardo Henrique de Albuquerque
Menezes, Maria
Keywords: Fisiologia vegetal;Algodão - Cultivo;Fungos na agricultura
Issue Date: 2001
Citation: RODRIGUES, Viviane Jurema Lopes Borges et al. Influência de meios de cultura e regimes de luz no crescimento micelial, esporulação, dimensão de conídios e peso seco de Fusarium equiseti. Cadernos Ômega, Série Agronomia, Recife, n. 12, p. 84-87, 2001.
Abstract: Foi testada a influência de três meios de cultura (BDA, batata-dextrose-ágar; CDA, cenoura-dextrose-ágar; VDA, vagem-dextrose-ágar) e três regimes de luz (CC, claro contínuo; AL, alternância luminosa; EC, escuro contínuo) no crescimento micelial, esporulação, dimensão de conídios e peso seco de um isolado de Fusarium equiseti. O maior crescimento micelial, observado no quinto dia de incubação, foi obtido no meio VDA em claro contínuo e alternância luminosa, enquanto que a maior esporulação foi verificada no meio VDA sob alternância luminosa. Em ambos os parâmetros foi observada diferença significativa nas condições de luminosidade. As dimensões dos conídios não foram afetadas pelos meios de cultura e regimes de luminosidade. O maior peso seco foi obtido no meio VD sob regime de alternância luminosa. As condições que proporcionaram maior crescimento micelial também induziram ao maior peso seco.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/667
Appears in Collections:n. 12, 2001 (Série Agronomia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OME_n12_2001_22.pdf264,51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.