Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/666
Título: Características fisiológicas e isoenzimáticas de Phomopsis anacardii e Phomopsis mangiferae
Autor: Gurgel, Luciana Mélo Sartori
Menezes, Maria
Coelho, Rildo Sartori Barbosa
Palavras-chave: Mangueira;Cajú;Células vegetais - Cultura e meios de cultura
Data do documento: 2001
Citação: GURGEL, Luciana Mélo Sartori; MENEZES, Maria; COELHO, Rildo Sartori Barbosa. Características fisiológicas e isoenzimáticas de Phomopsis anacardii e Phomopsis mangiferae. Cadernos Ômega, Série Agronomia, Recife, n. 12, p. 77-83, 2001.
Abstract: O gênero Phomopsis envolve um grande número de espécies fitopatogênicas em culturas de importância econômica, como o cajueiro e a mangueira. Com o objetivo de comparar isolados de P. anacardii e P. mangiferae, foram realizados estudos fisiológicos e isoenzimátlcos. Na análise fisiológica dos isolados, foram utilizados seis meios de cultura (Aveia, BDA, Czapek-levedura, Levedura, V8 e Czapek) sob o regime de alternância luminosa, à temperatura de 25°C, por um período de 15 dias; e em regime de luz contínua com ultravioleta em alternância luminosa, à temperatura de 25°C por um período de 30 dias. O meio BDA promoveu um maior crescimento micelial em todos os isolados, nos dois períodos de incubação. Os isolados de Phomopsis apresentaram diferenças na coloração das colônias em função do substrato utilizado. No período de incubação de 30 dias foi constatada a formação de setores em alguns meios. A maior produção de picnídios e esporulação foi observada no meio BDA para P anacardii . e no meio V8 para P. mangiferae, aos 15 dias de incubação, enquanto que no período de 30 dias de incubação, destacaram-se os meios de V8 e Czapek-levedura para P. anacardii e os meios BDA e Czapek para P. mangiferae. Nas análises eletroforéticas, P. mangiferae apresentou uma maior atividade esterásica e protéica em relação a P. anacardii, demonstrando haver variações fenotípicas e genotípicas entre os isolados.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/666
Aparece nas coleções:n. 12, 2001 (Série Agronomia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OME_n12_2001_21.pdf461,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.