Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6648
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLima, Hérica Karina Cavalcanti de-
dc.contributor.authorOliveira, Severina Maria Moura de-
dc.date.accessioned2025-01-16T12:09:32Z-
dc.date.available2025-01-16T12:09:32Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Severina Maria Moura de. Letramento digital de discentes idosos (as) na universidade: desafios e propostas para enfrentamento. 2024. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Departamento de Letras, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6648-
dc.descriptionO tema desta pesquisa é o letramento digital, tema que abarca diversas e diferentes áreas, direcionamentos e abordagens. Em uma tentativa de delimitação, nosso objeto de estudo está focado no letramento digital para as pessoas idosas. Pretendemos de um modo mais geral e através de pesquisas bibliográficas, entender a relação entre os idosos e idosas e a tecnologia, bem como os desafios enfrentados por eles na Universidade. De modo mais específico, objetivamos propor caminhos que indiquem como esse grupo pode ser incluído no mundo digital das Instituições de Ensino Superior. Este trabalho tem importância pelo fato de refletir sobre essa parcela da população, que se vê diante dos desafios que os avanços tecnológicos lhe impõem atualmente em todos os setores da vida contemporânea. O desafio das pessoas idosas diante de suas limitações no uso das redes sociais, internet, sites, e-mails etc., é o de tornarem-se hábeis como novos atores nesse mundo digital, e isso exige forçosamente que redefinam conceitos culturais deveras arraigados. Para tanto, debruçaremo-nos sobre os estudos de Bates (2010), Bartlett e Macedo (2015), Soares (2002) e outros, e esperamos contribuir com a formação de idosos e idosas letrados digitalmente e capazes de enfrentar os desafios para a sociedade do século XXI.pt_BR
dc.description.abstractEl tema de esta investigación es la literacidad digital, un tema que abarca muchas áreas, direcciones y enfoques diferentes. En un intento de delimitarlo, nuestro objeto de estudio se centra en la alfabetización digital de las personas mayores. De forma más general y a través de la investigación bibliográfica, pretendemos comprender la relación entre las personas mayores y la tecnología, así como los retos a los que se enfrentan en la universidad. De forma más específica, pretendemos proponer formas que indiquen cómo se puede incluir a este colectivo en el mundo digital de las Instituciones de Educación Superior. Este trabajo es importante porque reflexiona sobre este sector de la población, que se enfrenta a los retos que los avances tecnológicos le imponen actualmente en todos los sectores de la vida contemporánea. El reto de las personas mayores, frente a sus limitaciones en el uso de las redes sociales, internet, sitios web, correos electrónicos, etc., es convertirse en hábiles como nuevos actores de este mundo digital, y esto requiere necesariamente que las personas mayores redefinan conceptos culturales muy arraigados. Por ello, apoyándonos en los estudios de Bates (2010), Bartlett y Macedo (2015), Soares (2002) y otros, esperamos contribuir a la formación de personas mayores alfabetizadas digitalmente y capaces de afrontar los retos de la sociedad del siglo XXI.pt_BR
dc.format.extent17 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.subjectIdosos - Educaçãopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectLetramento digitalpt_BR
dc.subjectInclusão digitalpt_BR
dc.titleLetramento digital de discentes idosos (as) na universidade: desafios e propostas para enfrentamentopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.rights.licenseAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4214157315222784pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7078742576743942pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Letraspt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Letraspt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_severinamariamouradeoliveira.pdf413,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons