Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6644
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPedrosa, Paloma Pereira Borba-
dc.contributor.authorAlmeida, Mikael Missias Conserva-
dc.date.accessioned2025-01-14T16:50:27Z-
dc.date.available2025-01-14T16:50:27Z-
dc.date.issued2024-08-08-
dc.identifier.citationALMEIDA, Mikael Missias Conserva. Blog : percurso sócio-histórico de um gênero da esfera privada para a pública. 2024. 76f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6644-
dc.descriptionA prática ancestral de registrar experiências pessoais em diários evoluiu com os blogs, que transformaram um gênero predominantemente privado em um formato público. Os blogs mudaram profundamente a maneira como indivíduos compartilham suas vidas íntimas, oferecendo uma nova expressão e audiência. Plataformas como o Blogger popularizaram os blogs, que se transformaram ao longo do tempo, dando origem a formatos como vlogs e audioblogs. Essa evolução também impulsionou o microblogging, respondendo à necessidade crescente de consumir informações de forma rápida e dinâmica. Nesse sentido, a presente pesquisa investiga a trajetória evolutiva do gênero blog, destacando os elementos sociorretóricos e linguísticos envolvidos nesse processo, compreendendo como influências e demandas sociais moldaram o surgimento e desenvolvimento desse gênero, culminando em ramificações como vlogs e audioblogs. Utilizando uma revisão bibliográfica qualitativa, com ênfase na análise histórica e diacrônica do gênero blog, o estudo revela como esse gênero, inicialmente uma forma de diário pessoal baseado em links, se transformou em uma plataforma pública e multifuncional. Os resultados da pesquisa evidenciam que as necessidades e expectativas da sociedade exercem profunda influência na utilização e evolução dos gêneros textuais. A introdução de novas tecnologias desempenha um papel crucial no aparecimento de novos gêneros, enquanto alguns gêneros antigos tornam-se obsoletos. Assim, este estudo oferece uma base sólida para futuras investigações sobre a dinâmica dos gêneros textuais na era digital.pt_BR
dc.description.sponsorshipUABpt_BR
dc.format.extent76f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt-brpt_BR
dc.subjectBlogspt_BR
dc.subjectVlogspt_BR
dc.subjectAudioblogspt_BR
dc.subjectDiáriospt_BR
dc.titleBlog : percurso sócio-histórico de um gênero da esfera privada para a públicapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.rights.licenseAtribuição 4.0 Internacional (CC POR 4.0)pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2069044588200022pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1116526654784440pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Letraspt_BR
dc.degree.departamentUnidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologiapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_mikaelmissiasconversaalmeida.pdf5,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons