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https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6624
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Costa, Wagner Rodrigues | - |
dc.contributor.author | Assis, Pablo Oliveira de | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-07T18:38:39Z | - |
dc.date.available | 2025-01-07T18:38:39Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-24 | - |
dc.identifier.citation | ASSIS, Pablo Oliveira de. A utilização da robótica como alternativa para o trabalho com comprimento da circunferência e ângulo. 2019. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Departamento de Matemática, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6624 | - |
dc.description | É comumente percebido pelos professores de matemática da educação básica a dificuldade dos alunos quando se fala em tópicos de geometria e das grandezas e suas medidas. Uma delas se relaciona com noções de ângulos e aplicação do comprimento da circunferência. Sendo assim, este trabalho mostra como esses conceitos podem ser explorados a partir da perspectiva de uma aprendizagem mais ativa, com mediação do professor, tendo como recurso a robótica. Esta pesquisa foi realizada com alunos do 6° ano do Ensino Fundamental e os dados demonstraram que a associação dos conceitos matemáticos com a tecnologia possibilitou aos estudantes desenvolver ideias matemáticas e usá-las na solução de problemas. | pt_BR |
dc.description.abstract | Math teachers often realize kids struggle about geometry and units of measurement. specifically, about angles and circumference applications. This article shows how these concepts can be explored using the educational robotic to reach an active learning over a teacher supervision. For this research we invited 6th grade students and the data showed that association with mathematics concepts and technology made it easier to think about math and use it to solve problems. | pt_BR |
dc.format.extent | 30 f. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Ângulo | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Robótica na educação | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem ativa | pt_BR |
dc.title | A utilização da robótica como alternativa para o trabalho com comprimento da circunferência e ângulo | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.rights.license | Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7087770599703498 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal Rural de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Matemática | pt_BR |
dc.degree.departament | Departamento de Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Matemática (Sede) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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