Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6588
Título: A memória, a história, o ensino: didática da disciplina escolar de história
Autor: Pacheco, Ricardo de Aguiar
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/1888823708270264
Palavras-chave: História;Estudo e ensino;Didática;Métodos de ensino
Data do documento: 2024
Editor: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Citação: PACHECO, Ricardo de Aguiar. A memória, a história, o ensino: didática da disciplina escolar de história. 2024. 171 p. Tese (Progressão Acadêmica Professor Titular) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O debate sobre as formas de organização didática do Ensino de História tem percorrido trilhas que se cruzam e se afastam em sucessivos pontos. O presente estudo traz uma contribuição a esse amplo debate, apontando a importância de incorporar elementos da epistemologia do conhecimento histórico acadêmico no planejamento do Ensino de História. Revisando a literatura que trata sobre a memória, a história e o ensino, destacamos fundamentos epistêmicos que incitam o estudante da Educação Básica a compreender o tempo histórico: a organização temporal; a memória coletiva; a fonte histórica; a historiografia e a representação narrativa do passado. A partir desses, formalizamos uma proposta de Sequência Didática de História que orienta a sua incorporação no contexto da sala de aula. Com isso, evidenciamos que esses elementos estão presentes em atividades didáticas já conhecidas. Ao final, apresentamos exemplos de planejamentos de ensino que seguem essas orientações, com a intenção de evidenciar a validade prática da proposta.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6588
Identificador ORCID da Autoria: https://orcid.org/0000-0002-1879-2910
Aparece nas coleções:Teses Inéditas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_ricardodeaguiarpacheco.pdf1,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.