Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/657
Título: Efeito de quatro isolados do vírus do mosaico severo, CPSMV, na produção de quatro cultivares de caupí, em condições de casa de vegetação
Autor: Pio-Ribeiro, Gilvan
Paz, Cristiane Domingos da
Andrade, Genira Pereira de
Assis Filho, Genira Pereira de
Palavras-chave: Feijão-de-corda;Feijão - Doenças e pragas
Data do documento: 2001
Citação: PIO-RIBEIRO, Gilvan et al. Efeito de quatro isolados do vírus do mosaico severo, CPSMV, na produção de quatro cultivares de caupí, em condições de casa de vegetação. Cadernos Ômega, Série Agronomia, Recife, n. 12, p.44-45, 2001.
Abstract: Foi avaliado o efeito de quatro isolados do vírus do mosaico severo do caupi, CPSMV, sendo três de Pernambuco (JAT, PE-OR e VIT. II) e um, dos Estados Unidos, denominado ARK, sobre as cultivares de caupi Alagoano, Clay, Sempre Verde, e Seridó, com base nos seguintes parâmetros de produção: número das vagens e numero e peso das sementes por planta. Adotou-se o delineamento inteiramente casualizado com vinte tratamentos, representados pela aplicação dos isolados 3 CPSMV e o tampão (testemunha) sobre as quatro cultivares, com oito repetições, constituídas de uma planta por vaso As cvs. Sempre Verde e Seridó mostraram-se altamente suscetível e tolerante a todos os isolados virais, com reduções na produção, estatisticamente significativa e não significativa, respectivamente medidas pelos três parâmetros utilizados. Alagoano e Clay apresentaram reduções diferenciais em relação aos isolados, sei- lo JAT e PE-OR os mais agressivos.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/657
Aparece nas coleções:n. 12, 2001 (Série Agronomia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OME_n12_2001_12.pdf144,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.