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https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6562
Título: | Simulação numérica de uma prótese transtibial do tipo flex para corrida |
Autor: | Barbosa, Jéssica Natália da Silva |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/2366259555737290 |
Orientador: | Lins, Erb Ferreira |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/5272283698536321 |
Co-orientador : | Oliveira, Edilma Pereira |
Palavras-chave: | Prótese transtibial;Elementos finitos;Otimização geométrica |
Data do documento: | 27-Set-2024 |
Citação: | BARBOSA, Jéssica Natália da Silva. Simulação numérica de uma prótese transtibial do tipo flex para corrida. 64 f. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho, Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2024. |
Abstract: | Prostheses play an essential role in the recovery of autonomy in amputees, allowing the practice of physical exercises essential for physical and mental health. This study analyzed the structural behavior and blade optimization of a flex-type transtibial prosthesis, considering the biomechanics of human gait and the reaction forces of the ground during running. The methodology adopted involved the three-dimensional modeling of the prosthesis, the structural analysis through the finite element method and the optimization through a correlation analysis of dimensional parameters to minimize the stresses on the prosthesis. The results showed that the maximum equivalent stress in the model optimized by the applied methodology showed a reduction of 24.73% in relation to the reference model. The methodology presented allows the construction of prostheses with geometric constraints that simultaneously minimize engineering requirements. |
Resumo: | As próteses desempenham um papel essencial na recuperação da autonomia de amputados, permitindo a prática de exercícios físicos essenciais para a saúde física e mental. Este estudo analisou o comportamento estrutural e a otimização da lâmina de uma prótese transtibial do tipo flex, considerando a biomecânica da marcha humana e as forças de reação do solo durante a corrida. A metodologia adotada envolveu a modelagem tridimensional da prótese, a análise estrutural através do método de elementos finitos e a otimização por meio de uma análise de correlação de parâmetros dimensionais para minimizar as tensões na prótese. Os resultados mostraram que a tensão máxima equivalente no modelo otimizado pela metodologia aplicada apresentou uma redução de 24,73% em relação ao modelo de referência. A metodologia apresentada permite a construção de próteses com restrições de natureza geométrica que simultaneamente minimizem requisitos de engenharia. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6562 |
Aparece nas coleções: | TCC - Engenharia Mecânica (UACSA) |
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