Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/656
Título: Alterações nas concentrações de proteínas e fenóís em cultivares de melão resistente e suscetível a Myrothecium roridum
Autor: Lima, Gaus Silvestre de Andrade
Oliveira, Sônia Maria Alves de
Bezerra Neto, Egídio
Silva, Jaime Halisson B.
Menezes, Maria
Palavras-chave: Melão;Melão - Doenças e pragas
Data do documento: 2001
Citação: LIMA, Gaus Silvestre de Andrade et al. Alterações nas concentrações de proteínas e fenóís em cultivares de melão resistente e suscetível a Myrothecium roridum. Cadernos Ômega, Série Agronomia, Recife, n. 12, p.40-43, 2001.
Abstract: Avaliou-se a resposta de seis cultivares de melão ao fungo Myrothecium roridum, bem como as alterações nos níveis de proteínas solúveis e compostos fenólícos em cultivares com diferentes níveis de resistência. Analisaram-se tecidos sadios, infectados e injuriados mecanicamente, aos 0, 2, 4 e 6 dias após a inoculação com o patógeno. As cultivares Amarelo Ouro e Pingo de Mel comportaram-se como as mais suscetíveis, enquanto a cultivar Imperial foi a mais resistente. As concentrações de proteínas e fenóis aumentaram significativamente, ao longo do tempo, nos tecidos infectados das cultivares resistente e suscetível, no entanto, na cultivar resistente esse aumento ocorreu mais depressa. Essas observações podem explicar o maior nível de resistência da cultivar Imperial.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/656
Aparece nas coleções:n. 12, 2001 (Série Agronomia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OME_n12_2001_11.pdf287,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.