Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/653
Título: Identificação de vírus em tomate, cucurbitáceas e caupi na região do Submédio São Francisco
Autor: Batista, Diógenes da Cruz
Paz, Cristiane Domingos da
Ribeiro, Gilvan Pio
Cruz, Edson dos Santos
Pereira Filho, Gaudêncio Gomes
Andrade, Gaudêncio Gomes
Palavras-chave: Feijão-caupi;Feijão - Doenças e pragas;Melão - Doenças e pragas;Melancia - Doenças e pragas;Irrigação agrícola
Data do documento: 2001
Citação: BATISTA, Diógenes da Cruz et al. Identificação de vírus em tomate, cucurbitáceas e caupi na região do Submédio São Francisco. Cadernos Ômega, Série Agronomia, Recife, n. 12, p. 27-30, 2001.
Abstract: Visando identificar os principais vírus que ocorrem em plantações comerciais de tomate, melão, melancia e caupi na região do Submédio São Francisco foi feito um levantamento de viroses em campos nos seguintes projetos de irrigação: Juazeiro - BA (Maniçoba, Mandacaru e Tourâo) e Petrolina - PE (Nilo Coelho e Bebedouro). Foram analisadas pelo método de ELISA indireto 101 amostras de tomate, 80 de melão e melancia e 92 de caupi. O material de caupi foi também testado por dupla difusão em ágar para o Cowpea severe mosaic virus-CPSMV. A análise sorológica apresentou os seguintes resultados: reação positiva com o antissooro contra o Tomato spotted wilt virus-TSWV ocorreu em 12,87% e contra o Potato vírus Y-PVY em 29,7% nas amostras de tomate; o Papaya ringspot vírus - type W-PRSV-W em 30% e o Watermeíon mosaic vírus-2 - WMV-2 em 68,75% nas amostras de melão e melancia, e o Cowpea aphid-borne mosaic vírus - CABMV em 29,35% nas amostras de caupi. Não foi detectada reação positiva para os antissoros contra: Tobacco mosaic virus-TMV em tomate, Cucumber mosaic virus-CMV e Squash mosaic virus-SqMV em melão e melancia, e o CPSMV e CMV em caupi.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/653
Aparece nas coleções:n. 12, 2001 (Série Agronomia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OME_n12_2001_08.pdf262,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.