Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6529
Título: As práticas de letramento em um espaço não escolar na cidade de Serra Talhada
Autor: Santos, Eliene Pereira dos
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/6088305144293920
Orientador: Berto, Jane Cristina Beltramini
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/5158679260858327
Palavras-chave: Letramento;Alfabetização;Trabalhadores - Educação
Data do documento: 29-Set-2021
Citação: SANTOS, Eliene Pereira dos. As práticas de letramento em um espaço não escolar na cidade de Serra Talhada. 2021. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2021.
Abstract: This study aims to investigate levels of initial reading instruction and literacy of employees of a private company in the city of Serra Talhada – Pernambuco, seeking to carry out an analysis of these literacy processes in non-school practices. The methodological option is reframed in a case study, because we made the study of a particle case through a qualitative method. With this purpose, the theoretical basis is based on research by Tfouni (1998), Street (2012), Soares (2002; 2004), on the notion of initial reading instruction and literacy, Mendonça and Bunzen (2015), Albuquerque (2007), Xavier (2007), Brasil (2018) and Mendonça and Leal (2007), for literacy in informal environments and in the discourse of education. The research corpus consists of questionnaires answered by company employees, about literacies in the workplace and also school experiences. The hypothesis of our study that non-school environment would not be conducive to the development of workers literacy was corroborated by the results, which indicate, based on responses collected and analyzed from the interviewees, that the investigated environment does not offer subsidies for the development of reading and writing skills, in addition to those necessary for the signing of documents.
Resumo: O presente estudo tem como objetivo investigar níveis de alfabetização e letramento de funcionários de uma empresa privada na cidade de Serra Talhada – PE, buscando realizar uma análise desses processos de letramento em práticas não escolares. A opção metodológica ressignifica-se em um estudo de caso, pois realizamos o estudo de um caso partícula por meio de um método qualitativo. Com esse intuito, o embasamento teórico fundamenta-se em estudiosos como Tfouni (1998), Street (2012), Soares (2002; 2004), sobre a noção de alfabetização e letramento, Mendonça e Bunzen (2015), Albuquerque (2007), Xavier (2007), Brasil (2018) e Mendonça e Leal (2007), para o letramento em ambientes informais e no discurso da educação. O corpus da pesquisa constitui-se de questionários respondidos por funcionários da empresa, acerca dos letramentos no ambiente de trabalho e também experiências escolares. A hipótese do nosso trabalho de que esse ambiente não escolar não seria propício para o desenvolvimento do letramento dos trabalhadores foi corroborada pelos resultados, que apontam, a partir de respostas coletadas e analisadas dos entrevistados, que o ambiente investigado não oferece subsídios para o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita, para além daqueles necessários para a assinatura de documentos.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6529
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (UAST)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_elienepereiradossantos.pdf874,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons