Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/652
Título: Reflexão sobre a prevalência de Fusarium em tubérculos de batata, Solanum tuberosum, em pós-colheíta, no Estado de Pernambuco
Autor: Machado, Maria do Carmo Veloso
Machado, André Luiz Menezes
Menezes, Maria
Palavras-chave: Batata;Batata - Doenças e pragas;Fitopatologia;Colheita
Data do documento: 2001
Citação: MACHADO, Maria do Carmo Veloso; MACHADO, André Luiz Menezes; MENEZES, Maria. Reflexão sobre a prevalência de Fusarium em tubérculos de batata, Solanum tuberosum, em pós-colheíta, no Estado de Pernambuco. Cadernos Ômega, Série Agronomia, Recife, n. 12, p. 24-26, 2001.
Abstract: Amostras de batata, Solanum tuberosum coletadas em três diferentes supermercados da região metropolitana do Recife-PE, foram analisadas no laboratório de Micologia da UFRPE, para detecção de patógenos nos tubérculos. Em condições assépticas, estruturas fúngicas ou tecidos lecionados, previamente desinfestados com hipoclorito de sódio, foram plaqueados em BDA+ Tetraciclina e incubados em alternância luminosa, a 25°C, aproximadamente, até o crescimento das colônias. A identificação foi efetuada com base na morfologia das estruturas formadas em microculturas. De um total de 44 isolados obtidos, 77,2% eram do gênero Fusarium com predominância de F. oxysporum (59,1%) seguido de F. solani (9,1%), F. monoliforme (4,5%) e F. semitectum (4,5%). Além das espécies de Fusarium, foram também detectadas, Geotrichum candidum (13,6%), Penicillium spp. (6,8%), Rhizoctonia solani (2,4%), Cylindrocladium sp. (2,3%) e Mucor rademosus (2,3%). Todas as espécies detectadas são habitantes do solo, podendo ser encontradas na rizosfera de plantas de batata como patógenos ou saprófilas. Provavelmente, a penetração destes organismos nos tubérculos de batata tenha ocorrido ainda no campo e, expressando os sintomas posteriormente, quando em condições de armazenamento, depreciando a qualidade do produto para comercialização.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/652
Aparece nas coleções:n. 12, 2001 (Série Agronomia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OME_n12_2001_07.pdf183,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.