Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6513
Título: Desenvolvimento e avaliação de usabilidade do jogo educacional Desktop JAvatar para o ensino da programação orientada a objetos: uma abordagem gamificada
Autor: Veras, Williany Thalita Almeida
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/4632297675232947
Orientador: D'Emery, Richarlyson Alves
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3553920177544450
Palavras-chave: Jogos educativos;Software;Programação orientada a objetos (Computação)
Data do documento: 2-Mar-2021
Citação: VERAS, Williany Thalita Almeida. Desenvolvimento e avaliação de usabilidade do jogo educacional Desktop JAvatar para o ensino da programação orientada a objetos uma abordagem gamificada. 2021. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2021.
Abstract: The teaching process demands solutions thatencourage student participation and interest. Digitals Games afford a higher level of motivation and interactivity. Goals: Present the JAvatar game and your usability assessment. Methods: Java, XML and architectural patterns are used with iterative and incremental development. The usability assessment uses prospective technique by questionnaires with analysis by Chi-Square, ANOVA and System Usability Scale. Result: An educational game is presented that provides significant contributions to the teaching-learning process of Object Oriented Programming and your design was classified as excellent.
Resumo: O processo de ensino demanda soluções que estimule a participação e interesse de alunos. Jogos digitais são exemplos que proporcionam maior nível de motivação e interatividade. Objetivo: Apresentar o jogo JAvatar e sua avaliação de usabilidade. Métodos: Utilizase Java, XML e padrões de arquitetura de software com desenvolvimento iterativo e incremental. A avaliação de usabilidade utiliza técnica prospectiva por questionários com análise por Qui-Quadrado, ANOVA e System Usability Scale. Resultado: Apresenta-se um jogo educacional que fornece contribuições significantes para o processo de ensino-aprendizagem de Programação Orientada a Objetos e design classificado como excelente.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6513
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Sistemas de Informação (UAST)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_willianythalitaalmeidaveras.pdf2,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons