Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6512
Título: A experimentação no ensino de Química: análise de uma proposta de sequência didática para o ensino do conteúdo de metais pesados
Autor: Lima, Isabela Januario de
Orientador: Silva, Suely Alves da
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3497194749381919
Palavras-chave: Ensino de química;Sequência didática;Experimentação;Metais pesados
Data do documento: 27-Set-2024
Citação: LIMA, Isabela Januario de. A experimentação no ensino de Química: análise de uma proposta de sequência didática para o ensino do conteúdo de metais pesados. 2024. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Chemistry and the knowledge it provides are extremely important for humanity since its beginning. Learning it provides the students comprehension about the most variable chemical transformations that happen around us. Teaching Chemistry can be challenging for various teachers that have troubles in getting attention from its students for this science, since it has very abstract characteristics and of tough comprehension. In this regard, practical pedagogics are needed to help catch the students’ attention on this science, and one way of achieve that goal is by practical experiments. The general goal of this research was to analyze a didactical sequence utilizing the experimentation as a methodology strategy for the teaching about the Heavy Metals. The utilization of practical activities in the teaching of Chemistry shows as a good strategy to simplify and enthrall the students in the process of learning so that they can articulate the theoretical concepts with practical experiments. This research shows the analysis of a didactical sequence about of using practical experiments when teaching about Heavy Metals. It shows the benefits that practical activities brought while learning the subject, as well the development of scientific abilities. The acquired data were analyzed in an articulated way along with the authors of the theoretical foundation under a qualitative perspective. The tools utilized were two questionnaires, one applied before the experimental activity, and a problem situation to conclude activities carried out afterwards. The research brought many positive outcomes, as a bigger participation of the students and a better comprehension of the same about the Heavy Metals and their characteristics. The engagement and curiosity about this specific subject and about clothes questions that involves chemistry in the experimental part of this science. In conclusion the experiment is one strategy that provides an improvement in the process of teaching and contributes to a bigger engagement of the students in the class, stimulating the curiosity of this science.
Resumo: A Química e o conhecimento que ela proporciona são de extrema importância para a humanidade desde os primórdios. Sua aprendizagem deve possibilitar aos estudantes a compreensão sobre as mais variadas transformações químicas que ocorrem ao nosso redor. O ensino de Química pode ser desafiador para muitos professores que possuem dificuldades em atrair a atenção dos estudantes para esta ciência, por ela ter características muito abstratas e de difícil compreensão. Nesse sentido, são necessárias práticas pedagógicas que possam cativar os estudantes para esta Ciência, uma das formas de alcançar esse objetivo é por meio da experimentação. O uso de atividades experimentais no ensino de Química mostra-se como uma boa estratégia para facilitar e envolver os estudantes no processo de ensino e aprendizagem de modo que os mesmos possam articular os conceitos teóricos com práticas experimentais. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar uma sequência didática utilizando a experimentação como estratégia metodológica para o ensino e aprendizagem do conteúdo de metais pesados. São apresentados os benefícios que a atividade experimental trouxe para a aprendizagem do conteúdo de metais pesados, assim como o desenvolvimento de habilidades científicas. Os dados obtidos foram analisados de forma articulada com os autores da fundamentação teórica sob uma perspectiva qualitativa. Os instrumentos utilizados foram dois questionários, um aplicado antes da atividade experimental e outro após a atividade e uma situação-problema para finalizar as atividades realizadas na sequência. A pesquisa trouxe muitos resultados positivos, com uma maior participação dos estudantes e um melhor entendimento dos mesmo sobre os metais pesados e suas características, o envolvimento e curiosidade sobre este conteúdo específico e sobre outras questões que envolvem a Química na parte experimental desta ciência. Concluímos que a experimentação é uma estratégia que propicia uma melhora no processo de ensino-aprendizagem e contribui para um maior envolvimento dos estudantes nas aulas estimulando a curiosidade sobre esta ciência.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6512
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Química (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_isabelajanuariodelima.pdf2,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons