Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/649
Título: Influência de fontes de carbono e nitrogênio, pH e qualidade da luz no crescimento micelial, esporulação e peso seco de Fusarium moniliforme
Autor: Assis, Tereza Cristina de
Lopes, Albaneyde Leite
Andrade, Domingos Eduardo Guimarães Tavares de
Menezes, Maria
Silva-Hanlin, Denise Maria Wanderley
Palavras-chave: Fungos;Fungos na agricultura
Data do documento: 2001
Citação: ASSIS, Tereza Cristina de et al. Influência de fontes de carbono e nitrogênio, pH e qualidade da luz no crescimento micelial, esporulação e peso seco de Fusarium moniliforme. Cadernos Ômega, Série Agronomia, Recife, n. 12, p. 12-16, 2001.
Abstract: Estudou-se a influência de fontes de carbono (sacarose, dextrose e amido) e nitrogênio (asparaqina peptona, nitrato de potássio e nitrato de sódio), pH (5,5 e 6,5) e qualidade da luz (branca, verde, azul e vermelha) no crescimento micelial, esporulação e peso seco de Fusarium moniliforme. Após dês dias de incubação, constatou-se maior crescimento micelial do fungo induzido por amido e nitrato de sódio, diferindo significativamente das demais fontes de carbono e nitrogênio, respectivamente O pH 5,5 proporcionou o maior crescimento micelial, enquanto não se verificou influência da qualidade da luz nesta variável estudada. Nenhuma das fontes de carbono e nitrogênio, pH e qualidade da luz induziram a esporulação do fungo. O maior peso seco (103mg) foi proporcionado pela combinação amido e nitrato de potássio. Os resultados evidenciaram que as fontes de carbono e nitrogênio influenciaram significativamente no crescimento micelial e no peso seco de Fusarium moniliforme.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/649
Aparece nas coleções:n. 12, 2001 (Série Agronomia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OME_n12_2001_04.pdf316,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.