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Title: Pedagogia em espaços não escolares : uma experiência no Memorial da Justiça de Pernambuco
Authors: Moura, Marina Beltrão da Silva
metadata.dc.contributor.authorLattes: http://lattes.cnpq.br/3183381312724833
metadata.dc.contributor.advisor: Rosa, Aliete Gomes Carneiro
metadata.dc.contributor.advisorLattes: http://lattes.cnpq.br/9765841869399460
Keywords: Educação não-formal;Museus;Pedagogia;Pernambuco - Memorial da Justiça
Issue Date: 25-Jul-2023
Citation: Moura, Marina Beltrão da Silva . Pedagogia em espaços não escolares : uma experiência no Memorial da Justiça de Pernambuco. 2023. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)– Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Description: O profissional da Pedagogia pode hoje atuar em diversos espaços além da escola: como museus, Organizações Não Governamentais (ONGs), editoras, centros de reabilitação, brinquedotecas, hospitais, empresas, fóruns e tribunais de justiça, entre outros. Apesar disso, as possibilidades de atuação do pedagogo em espaços não escolares são ainda pouco discutidas nos cursos de formação de professores e poucas são as oportunidades de prática profissional para os estudantes de Pedagogia através de estágio supervisionado nesses espaços. O interesse em desenvolver este trabalho surgiu da realização de estágio supervisionado não obrigatório no setor educativo do museu do Memorial da Justiça de Pernambuco, entre os meses de janeiro de 2022 a julho de 2023. Devido à diversidade de funções que pode abrigar, o museu se mostra como um espaço privilegiado para a promoção da educação não formal sob uma perspectiva de formação integral para a cidadania, pois além de proteger o patrimônio cultural, é um campo vasto de possibilidades educativas e atividades para os mais diversos públicos que o frequentam. Dessa maneira, este relato objetiva apresentar as possibilidades de atuação do pedagogo em espaços não escolares através do relato das experiências vivenciadas durante o estágio supervisionado no Memorial da Justiça de Pernambuco do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Para isso, utilizamos uma abordagem descritiva, tendo como recursos primordialmente o diário do estágio, a pesquisa documental e bibliográfica além de consulta a formulários de visita e participação nas atividades educativas/museológicas. Como resultado, esperamos que este trabalho possa fomentar o interesse de estudantes e profissionais pela educação patrimonial e contribuir para a discussão sobre as possibilidades de atuação da Pedagogia.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6432
Appears in Collections:TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAEADTec)

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