Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/643
Título: Infecções simples e mistas de vírus da batata em plantações comerciais feitas com batata-semente oriundas de multiplicações sucessivas de batata-consumo na Paraíba
Autor: Pio-Ribeiro, Gilvan
Assis Filho, Francisco Miguel de
Andrade, Genira Pereira de
Lira, Helder Grangeiro
Oliveira, Francisco Canindé de
Paz, Cristiane Domingos da
Padovan, Isairas Pereira
Padilha, Rafael José Ribeiro
Palavras-chave: Batata;Batata - Doenças e pragas;Batata - Semente
Data do documento: 1997
Editor: PIO-RIBEIRO, Gilvan et al. Infecções simples e mistas de vírus da batata em plantações comerciais feitas com batata-semente oriundas de multiplicações sucessivas de batata-consumo na Paraíba. Cadernos Ômega, Recife, n. 10, p. 70-74, 1997.
Abstract: Para avaliar a ocorrência de vírus em plantações comerciais de batata na Paraíba, onde normalmente se utiliza material de propagação obtido por multiplicações sucessivas de batata-consumo, 128 amostras foliares de 20 campos foram analisadas sorologicamente em 1994. Através das técnicas DAC-ELISA e eletro-microscopia imuno-específica, demonstrou-se a ocorrência dos vírus Y (PVY), S (PVS), X (PVX) e do enrolamento das folhas (PLRV), em infecção simples e mista em 56,2% das amostras. Presença simultânea de dois ou mais vírus foi verificada em 21,8% e infecções simples de PVY e PVS em 24,2 e 10,2%, respectivamente. No ano seguinte, três campos foram avaliados em duas épocas após o plantio, observando-se maior incremento de plantas infectadas com o PVS, seguido de PVX, PVY e PLRV. Não foi detectada reação positiva para o anti-soro contra o "Andean potato mottle virus".
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/643
Aparece nas coleções:n.10, 1997

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OME_n10_1997_13.pdf520,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.