Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6426
Título: A importância da alfabetização e letramento
Autor: Souza, Helena Carolynne Minervino de
Orientador: Pergentino, Manoel
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/1010542665334174
Co-orientador : Nanes, Giselle
Endereço Lattes do Co-orientador : http://lattes.cnpq.br/0295353071625877
Palavras-chave: Alfabetização;Letramento;Ensino fundamental
Data do documento: 2019
Citação: SOUZA, Helena Carolynne Minervino de. A importância da alfabetização e letramento. 2023. 09f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)– Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Resumo: A problemática dos chamados analfabetos funcionais é uma questão de relevância nacional e que precisa ser enfrentada de forma basilar desde os anos iniciais, dentro da escola. O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a importância da alfabetização e letramento nas séries iniciais do Ensino Fundamental, destacando as especificidades e indissociabilidade de ambos os processos. O artigo, embasado por uma pesquisa bibliográfica, contempla discussões conceituais sobre alfabetização e letramento (SOARES, 1998; TFOUNI, 2002, FREIRE 1998), formação de leitores e escritores competentes (ALBUQUERQUE, 2007) e a importância da leitura para o estudante. Na conclusão, discute-se acerca de uma educação de qualidade, que busque desenvolver intelectualmente o cidadão e que possa ser trabalhada em conjunto com os atores da educação. Compreende-se que é necessário fazer da escola um lócus de formação de leitores e escritores competentes.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6426
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_helenacarolynneminervinodesouza.pdf409,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons