Please use this identifier to cite or link to this item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6426
Title: A importância da alfabetização e letramento
Authors: Souza, Helena Carolynne Minervino de
metadata.dc.contributor.advisor: Pergentino, Manoel
metadata.dc.contributor.advisorLattes: http://lattes.cnpq.br/1010542665334174
metadata.dc.contributor.advisor-co: Nanes, Giselle
metadata.dc.contributor.advisor-coLattes: http://lattes.cnpq.br/0295353071625877
Keywords: Alfabetização;Letramento;Ensino fundamental
Issue Date: 2019
Citation: SOUZA, Helena Carolynne Minervino de. A importância da alfabetização e letramento. 2023. 09f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)– Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Description: A problemática dos chamados analfabetos funcionais é uma questão de relevância nacional e que precisa ser enfrentada de forma basilar desde os anos iniciais, dentro da escola. O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a importância da alfabetização e letramento nas séries iniciais do Ensino Fundamental, destacando as especificidades e indissociabilidade de ambos os processos. O artigo, embasado por uma pesquisa bibliográfica, contempla discussões conceituais sobre alfabetização e letramento (SOARES, 1998; TFOUNI, 2002, FREIRE 1998), formação de leitores e escritores competentes (ALBUQUERQUE, 2007) e a importância da leitura para o estudante. Na conclusão, discute-se acerca de uma educação de qualidade, que busque desenvolver intelectualmente o cidadão e que possa ser trabalhada em conjunto com os atores da educação. Compreende-se que é necessário fazer da escola um lócus de formação de leitores e escritores competentes.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6426
Appears in Collections:TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAEADTec)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_helenacarolynneminervinodesouza.pdf409,48 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons