Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6426
Título: | A importância da alfabetização e letramento |
Autor: | Souza, Helena Carolynne Minervino de |
Orientador: | Pergentino, Manoel |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/1010542665334174 |
Co-orientador : | Nanes, Giselle |
Endereço Lattes do Co-orientador : | http://lattes.cnpq.br/0295353071625877 |
Palavras-chave: | Alfabetização;Letramento;Ensino fundamental |
Data do documento: | 2019 |
Citação: | SOUZA, Helena Carolynne Minervino de. A importância da alfabetização e letramento. 2023. 09f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)– Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019. |
Resumo: | A problemática dos chamados analfabetos funcionais é uma questão de relevância nacional e que precisa ser enfrentada de forma basilar desde os anos iniciais, dentro da escola. O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a importância da alfabetização e letramento nas séries iniciais do Ensino Fundamental, destacando as especificidades e indissociabilidade de ambos os processos. O artigo, embasado por uma pesquisa bibliográfica, contempla discussões conceituais sobre alfabetização e letramento (SOARES, 1998; TFOUNI, 2002, FREIRE 1998), formação de leitores e escritores competentes (ALBUQUERQUE, 2007) e a importância da leitura para o estudante. Na conclusão, discute-se acerca de uma educação de qualidade, que busque desenvolver intelectualmente o cidadão e que possa ser trabalhada em conjunto com os atores da educação. Compreende-se que é necessário fazer da escola um lócus de formação de leitores e escritores competentes. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6426 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAEADTec) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_helenacarolynneminervinodesouza.pdf | 409,48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons