Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6410
Título: Contribuições da educação física escolar para o desenvolvimento psicomotor de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor: Silva, Alyne Fernandes Paixão da
Orientador: Batista, Gessivânia de Moura
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/4189321849708761
Palavras-chave: Educação física escolar;Psicomotricidade;Capacidade motora em crianças;Ensino fundamental
Data do documento: 1-Out-2024
Citação: SILVA, Alyne Fernandes Paixão da. Contribuições da educação física escolar para o desenvolvimento psicomotor de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental. 2024. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Psychomotricity is dedicated to the study of interactions between the motor, cognitive and affective aspects of the human being. Its main focus is on the interdependence between motor skills and psychic processes. Knowing that psychomotor skills assist in the integral development of the individual, the general objective of this study is to analyze the contributions of School Physical Education to the psychomotor development of children in the early years of elementary school. To achieve the proposed objective, a literature review was carried out in the CAPES and Google Scholar Journals. The results obtained indicate that Physical Education classes provide opportunities for situations that stimulate the development of psychomotor skills, such as: balance, body image, laterality, space-time structuring, musicality/rhythmicity, fine motor coordination and gross motor coordination. It is possible to conclude that psychomotor skills are essential components of the individual's overall development and Physical Education classes can greatly contribute to the development of these skills.
Resumo: A psicomotricidade dedica-se ao estudo das interações entre os aspectos motores, cognitivos e afetivos do ser humano. Seu principal foco está na interdependência entre a motricidade e os processos psíquicos. Sabendo-se que a psicomotricidade auxilia no desenvolvimento integral do indivíduo, o presente estudo tem como objetivo geral analisar as contribuições da Educação Física Escolar para o desenvolvimento psicomotor de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental. Para o alcance do objetivo proposto, foi realizada uma revisão de literatura nos Periódicos CAPES e Google Acadêmico. Os resultados obtidos indicam que as aulas de Educação Física oportunizam situações que estimulam o desenvolvimento de habilidades psicomotoras, tais como: equilíbrio, imagem corporal, lateralidade, estruturação espaço-temporal, musicalidade/ritmicidade, coordenação motora fina e coordenação motora ampla. É possível concluir que as habilidades psicomotoras são componentes essenciais do desenvolvimento global do indivíduo e as aulas de Educação Física muito podem contribuir no desenvolvimento dessas competências.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6410
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_alynefernandespaixaodasilva.pdf408,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons