Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/640
Título: Efeito de Trichoderma no biocontrole de Myrothecium roridum e na germinação de sementes de melão e caracterização isoesterásica do antagonista
Autor: Machado, Maria do Carmo Veloso
Menezes, Maria
Palavras-chave: Semente;Sementes - Doenças e pragas;Sementes - Fisiologia;Melão
Data do documento: 1997
Citação: MACHADO, Maria do Carmo Veloso; MENEZES, Maria. Efeito de Trichoderma no biocontrole de Myrothecium roridum e na germinação de sementes de melão e caracterização isoesterásica do antagonista. Cadernos Ômega, Recife, n. 10, p. 49-58, 1997.
Abstract: Seis isolados de Trichoderma: T. koningii (TI 5); T. harzianum (25); T. viride (TR2, TM, TF ET e TSM) aplicados individualmente e em mistura, dois a dois, foram testados no biocontrole de M. roridum, um novo patógeno causador de cancro na base da haste da planta e podridão de frutos de melão. A ação dos antagonistas foi avaliada através do tratamento de sementes por via úmida, empregando-se uma suspensão de esporos pelo método de aspersão e imersão. As avaliações foram efetuadas no 7º dia de incubação sendo calculada o efeito de Trichoderma sobre a inibição do crescimento de M. roridum, bem como observado a influência desses tratamentos sobre a germinação das sementes. De um modo geral, o efeito dos isolados de Trichoderma individualmente foi melhor na redução do crescimento de M. roridum do que a mistura dos isolados nos dois métodos aplicados. Os tratamentos por via úmida em ação individual não afetaram a germinação, o que não ocorreu na combinação de Trichoderma, que apresentou germinação deficiente. A caracterização dos isolados, através da análise eletroforética, mostrou comportamento semelhante com relação ao número de bandas de esterase, intensidade e mobilidade relativa entre os isolados; TR2, TPET, TSM e T25. O isolado TM, embora previamente identificado como T. viride tela morfologia, mostrou ser diferente com três bandas de esterase, enquanto os demais houve predominância de duas bandas, exceto T15 que apresentou apenas uma banda de esterase.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/640
Aparece nas coleções:n.10, 1997

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OME_n10_1997_10.pdf560,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.