Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/640
Title: Efeito de Trichoderma no biocontrole de Myrothecium roridum e na germinação de sementes de melão e caracterização isoesterásica do antagonista
Authors: Machado, Maria do Carmo Veloso
Menezes, Maria
Keywords: Semente;Sementes - Doenças e pragas;Sementes - Fisiologia;Melão
Issue Date: 1997
Citation: MACHADO, Maria do Carmo Veloso; MENEZES, Maria. Efeito de Trichoderma no biocontrole de Myrothecium roridum e na germinação de sementes de melão e caracterização isoesterásica do antagonista. Cadernos Ômega, Recife, n. 10, p. 49-58, 1997.
Abstract: Seis isolados de Trichoderma: T. koningii (TI 5); T. harzianum (25); T. viride (TR2, TM, TF ET e TSM) aplicados individualmente e em mistura, dois a dois, foram testados no biocontrole de M. roridum, um novo patógeno causador de cancro na base da haste da planta e podridão de frutos de melão. A ação dos antagonistas foi avaliada através do tratamento de sementes por via úmida, empregando-se uma suspensão de esporos pelo método de aspersão e imersão. As avaliações foram efetuadas no 7º dia de incubação sendo calculada o efeito de Trichoderma sobre a inibição do crescimento de M. roridum, bem como observado a influência desses tratamentos sobre a germinação das sementes. De um modo geral, o efeito dos isolados de Trichoderma individualmente foi melhor na redução do crescimento de M. roridum do que a mistura dos isolados nos dois métodos aplicados. Os tratamentos por via úmida em ação individual não afetaram a germinação, o que não ocorreu na combinação de Trichoderma, que apresentou germinação deficiente. A caracterização dos isolados, através da análise eletroforética, mostrou comportamento semelhante com relação ao número de bandas de esterase, intensidade e mobilidade relativa entre os isolados; TR2, TPET, TSM e T25. O isolado TM, embora previamente identificado como T. viride tela morfologia, mostrou ser diferente com três bandas de esterase, enquanto os demais houve predominância de duas bandas, exceto T15 que apresentou apenas uma banda de esterase.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/640
Appears in Collections:n.10, 1997

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OME_n10_1997_10.pdf560,51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools