Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/635
Título: Efeito de meios de cultura e regimes de luz no crescimento micelial, esporulação, dimensão de conídios e peso seco de Exserohilum turcicum
Autor: Silveira, Elineide Barbosa da
Rodrigues, Viviane Jurema Lopes Borges
Menezes, Maria
Palavras-chave: Fungos;Fungos na agricultura;Fisiologia vegetal
Data do documento: 1997
Citação: SILVEIRA, Elineide Barbosa da; RODRIGUES, Viviane Jurema Lopes Borges; MENEZES, Maria. Efeito de meios de cultura e regimes de luz no crescimento micelial, esporulação, dimensão de conídios e peso seco de Exserohilum turcicum. Cadernos Ômega, Recife, n. 10, p. 39-44, 1997.
Abstract: Foi testado o efeito de três meios de cultura (BDA, batata-dextrose-ágar, CDA cenoura-dextrose-ágar; VDA, vagem-dextrose-ágar) e três regimes de luz (CC, claro contínuo; AL, alternância luminosa; EC, escuro contínuo), no crescimento micelial, esporulação dimensão de conídios e peso seco de um isolado de Exserohilum turcicum. O melhor crescimento micelial, analisado aos sete dias de incubação, foi constatado no meio VDA e no regime de luz claro contínuo, enquanto que maior esporulação foi verificada no meio BDA e em regime de luz escuro continuo. Em ambos os parâmetros houve influência significativa dos meios de cultura e dos regimes de luz. O comprimento e a largura dos conídios foram pouco influenciados pela interação meio de cultura e regime de luz. O maior peso seco do fungo foi obtido no meio VD sob regime de claro contínuo. As condições que proporcionaram maior crescimento micelial também induziram ao maior peso seco.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/635
Aparece nas coleções:n.10, 1997

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OME_n10_1997_08.pdf305,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.