Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6333
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Medeiros, Mateus Vitória | - |
dc.contributor.author | Neves, Geiciele Guimarães | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-21T19:42:37Z | - |
dc.date.available | 2024-10-21T19:42:37Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-30 | - |
dc.identifier.citation | NEVES, Geiciele Guimarães. Estágio Supervisionado Obrigatório no Centro de Referência em Aquicultura e Recursos Pesqueiros de Itiúba, Alagoas, Brasil. 2024. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Pesca) - Departamento de Pesca e Aquicultura, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6333 | - |
dc.description | A piscicultura é uma das atividades de produção animal que mais cresce no Brasil. Essa atividade desempenha importância relevante tanto para o crescimento econômico quanto para a segurança alimentar. O sucesso de uma produção iniciasse pelo controle eficiente da reprodução das espécies, sendo essencial assegurar o fornecimento contínuo de formas jovens para sustentar a crescente cadeia aquícola e impulsionar o desenvolvimento tecnológico. Neste sentido, o contato direto do estudante de engenharia de pesca com a cadeia produtiva pode proporcionar uma percepção mais profunda sobre sua escolha profissional. A maior contribuição do estágio está na vivência prática, a qual desenvolve uma postura profissional diante situações externas ao próprio trabalho técnico. Além disso, os alunos se preparam para enfrentar as exigências do mercado de trabalho, particularmente em relação à experiência profissional, que é um requisito básico para a maioria das empresas. O CERAQUA/SF, um dos seis Centros Integrados de Recursos Pesqueiros e Aquicultura da CODEVASF, foi criado com o intuito de difundir tecnologia e promover o desenvolvimento da piscicultura, assistência aos estudantes, profissionais e produtores em atividades de reprodução e criação de peixes, além de recompor a ictiofauna do Rio São Francisco. Durante o período de estágio, foi possível participar de atividades tais como: manejo alimentar, aspectos nutricionais, criação e reprodução de peixes nativos e exóticos, monitoramento da qualidade de água e doações de alevinos. A experiência adquirida ao longo do estágio supervisionado obrigatório possibilitou uma melhor compreensão dos conteúdos abordados nos componentes da grade curricular voltados para o ramo da aquicultura. Essa vivência permitiu uma integração do conhecimento teórico e prático, através do acompanhamento e execução de atividades de criação, manejo e gestão de recursos aquícolas. | pt_BR |
dc.format.extent | 37 f. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Piscicultura | pt_BR |
dc.subject | Cadeia produtiva | pt_BR |
dc.subject | Peixes - Reprodução | pt_BR |
dc.subject | Programas de estágio | pt_BR |
dc.title | Estágio Supervisionado Obrigatório no Centro de Referência em Aquicultura e Recursos Pesqueiros de Itiúba, Alagoas, Brasil | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.rights.license | Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0) | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7111662517668148 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2723228592205339 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal Rural de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.graduation | Bacharelado em Engenharia de Pesca | pt_BR |
dc.degree.departament | Departamento de Pesca e Aquicultura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Engenharia de Pesca (Sede) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_eso_geicieleguimaraesneves.pdf | 615 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons