Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6329
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Eduardo Jorge Souza da-
dc.contributor.authorTeixeira, Lucas Gomes Lino-
dc.date.accessioned2024-10-11T19:38:32Z-
dc.date.available2024-10-11T19:38:32Z-
dc.date.issued2024-09-24-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Lucas Gomes Lino. A educação física no ensino médio: sua influência na escolha de práticas da cultura corporal fora da escola. 2024. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6329-
dc.descriptionO presente trabalho tem como objeto de estudo “a influência da educação física escolar na escolha de atividades da cultura corporal fora da escola por estudantes do 3º ano do ensino médio”, sendo este tema importante para que se avalie os impactos do componente curricular na vida cotidiana dos estudantes. Esse tema foi desenvolvido a partir da seguinte questão problema: As vivências da cultura corporal experienciadas nas aulas de educação física influenciam na escolha de práticas corporais dos estudantes do 3º ano do ensino médio de escolas públicas na região metropolitana do Recife? Para responder tal questão provisoriamente, o principal objetivo estabelecido é compreender se as aulas de educação física exercem alguma influência na escolha do estudante. Metodologicamente para o processo de pesquisa buscamos um exercício de aproximação à referência teórica do materialismo histórico dialético a partir de José Paulo Netto. Neste sentido, delimitamos nossa pesquisa como uma pesquisa de campo, cujo os dados foram sistematizados a partir de um questionário semi-estruturado. A análise dos resultados indicou que há uma influência do componente curricular sobre os estudantes, principalmente ao realizarem as práticas em aula, porém que fica atrás da influência externa. Portanto, concluiu-se que a influência do ensino de conteúdos na educação física escolar, apesar de relativa, possui papel importante na compreensão e escolha do estudante a respeito das atividades da cultura corporal por eles escolhidas na vida extra-escolar.pt_BR
dc.description.abstractThe present work has as its object of study “the influence of school hysical education on the choice of corporal culture activities outside of school by students in the 3rd year of high school”, this topic being important for evaluating the impacts of the curricular component students' daily lives. This theme was developed based on the following problem: Do the experiences of corporal culture in physical education classes influence the choice of body practices by third-year high school students in public schools in the metropolitan region of Recife? To answer this question provisionally, the main objective established is to understand whether physical education classes exert any influence on the student's choice. Methodologically for the research process, we sought an exercise in approaching the theoretical reference of dialectical historical materialism using José Paulo Netto. In this sense we delimited our work as a field research, whose data were systematized based on a semi-structured questionnaire. The analysis of the results indicated that there is an influence of the curricular component on the students, especially when carrying out practices in class, but this lags behind the external influence. Therefore, it was concluded that the influence of teaching content in school physical education, despite being relative, plays an important role in the student's understanding and choice regarding the corporal culture activities they choose in their extra-school life.pt_BR
dc.format.extent58 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectExercícios físicos para jovenspt_BR
dc.subjectCultura corporal de movimentopt_BR
dc.titleA educação física no ensino médio: sua influência na escolha de práticas da cultura corporal fora da escolapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.rights.licenseAtribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5214370124132694pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Educação Físicapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Educação Físicapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_lucasgomeslinoteixeira.pdf2,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons