Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/632
Título: Efeito de fontes de carbono e nitrogênio no crescimento e reprodução de Guignardia. citricarpa, agente causal da mancha preta dos citros
Autor: Machado, André Luiz Menezes
Menezes, Maria
Palavras-chave: Fungos;Nitrogênio na agricultura
Data do documento: 1997
Citação: MACHADO, André Luiz Menezes; MENEZES, Maria. Efeito de fontes de carbono e nitrogênio no crescimento e reprodução de Guignardia. citricarpa, agente causal da mancha preta dos citros. Cadernos Ômega, Recife, n. 10, p. 26-29, 1997.
Abstract: O presente trabalho objetivou comparar o efeito da combinação de diferentes fontes de nitrogênio com diferentes fontes de carbono no crescimento e reprodução do fungo Guignadia citricarpa, na proporção de 1:10 (1g de nitrogênio para 10g de carbono). Foram utilizadas quatro fontes de nitrogênio (peptona, caseína, nitrato de cálcio e sulfato de amônio) e quatro fontes de carbono (sorbitol, glucose, glicerina e sacarose), distribuídas num meio basal (fosfato de potássio e sulfato de magnésio) solidificado com agar. Discos de micélio de G. citricarpa foram depositados no centro das placas de Petri, contendo as fontes de nitrogênio e as fontes de carbono. As culturas foram incubadas em condições de alternância luminosa, a temperatura de 25°C, e umidade relativa de 60%, durante oito dias. A avaliação foi efetuada através da medição diária do crescimento micelial do fungo; observações sobre a produção e fertilidade dos picnídios, bem como, a presença de pseudotécios. Das fontes de carbono e nitrogênio estudadas, o nitrato de cálcio x glucose ou sacarose induziram o maior crescimento do fungo, enquanto que a produção de pseudotécios e picnídios férteis foi estimulada, principalmente, nas combinações envolvendo glicerina x caseína e glicerina x peptona.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/632
Aparece nas coleções:n.10, 1997

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OME_n10_1997_05.pdf242,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador