Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6317
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFirme, Ruth do Nascimento-
dc.contributor.authorLima, Camila Xavier Taumaturgo de-
dc.date.accessioned2024-10-10T18:53:04Z-
dc.date.available2024-10-10T18:53:04Z-
dc.date.issued2024-09-19-
dc.identifier.citationLIMA, Camila Xavier Taumaturgo de. Abordagem ciência-tecnologia-sociedade (CTS) no ensino de Química: uma pesquisa bibliográfica nos Anais de Encontros Nacionais de Ensino de Química (ENEQ). 2024. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6317-
dc.descriptionA pesquisa relatada neste trabalho monográfico teve como objetivo analisar as produções sobre a abordagem CTS no ensino de Química no âmbito dos anais do Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ) no período de 2012 a 2022. A pesquisa foi caracterizada como pesquisa bibliográfica e seguiu três etapas: 1) busca dos trabalhos disponíveis nos anais do ENEQ no período de 2012 a 2022, a partir das palavras-chave como ciência, tecnologia e sociedade separadas e em conjunto; 2) aplicação dos critérios de inclusão – trabalhos completos e com as palavras-chave nos títulos. Neste processo foram mapeados 75 trabalhos para análise; e 3) leitura dos resumos dos trabalhos mapeados para análise. Para as análises dos trabalhos foram consideradas como categorias analíticas: Acrônimos CTS e CTSA; Foco Temático; Níveis/Modalidades de Ensino; e Tipos de Pesquisas. Os resultados indicaram que a maioria dos trabalhos, no período analisado, usa o acrônimo CTS, teve o foco temático Conteúdo e Método, o Ensino Médio e a Educação de Jovens e Adultos (EJA) foram os níveis/modalidades de ensino presentes na maioria dos trabalhos e a Pesquisa Aplicada foi a mais desenvolvida nos trabalhos analisados. Esses resultados, como é esperado em uma pesquisa bibliográfica, apontam aspectos que podem se constituir em objetos de investigação de pesquisas futuras, como, por exemplo, Pesquisas Teóricas poderiam ser mais desenvolvidas para esclarecer, entre outras questões, os objetivos que sustentam o acrônimo CTSA, bem como, outros focos temáticos poderiam ser enfatizados nas pesquisas sobre a abordagem CTS no ensino de Química, tais como o Foco Temático História da Ciência, uma vez que as relações CTS podem ser abordadas a partir de diversos episódios históricos do desenvolvimento científico.pt_BR
dc.description.abstractThe research reported in this monographic work aimed to analyze the productions on the CTS approach in the teaching of Chemistry within the scope of the proceedings of the National Meeting of Chemistry Teaching (ENEQ) in the period from 2012 to 2022. The research was characterized as bibliographical research and followed three stages: 1) search for works available in the annals of ENEQ from 2012 to 2022, using keywords such as science, technology and society separately and together; 2) application of inclusion criteria – complete works with keywords in the titles. In this process, 75 works were mapped for analysis; and 3) reading the summaries of the works mapped for analysis. For the analysis of the works, the following analytical categories were considered: Acronyms CTS and CTSA; Thematic Focus; Levels/Teaching Modalities; and Types of Research. The results indicated that the majority of works, in the analyzed period, use the acronym CTS, had the thematic focus Content and Method, High School and Youth and Adult Education (EJA) were the teaching levels/modalities present in most of the studies. works and Applied Research was the most developed in the works analyzed. These results, as expected in a bibliographical research, point out aspects that could constitute objects ofpt_BR
dc.format.extent66 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.subjectCiência, tecnologia e sociedade (CTS)pt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectAnais de eventospt_BR
dc.subjectPesquisa bibliográficapt_BR
dc.titleAbordagem ciência-tecnologia-sociedade (CTS) no ensino de Química: uma pesquisa bibliográfica nos Anais de Encontros Nacionais de Ensino de Química (ENEQ)pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.rights.licenseAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9325446277008940pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7234636790850019pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Químicapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Químicapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Química (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_camilaxaviertaumaturgodelima.pdf1,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons