Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/629
Título: Associações de ácaros da família Phytoseiidae em um campo de mandioca no Nordeste do Brasil
Autor: Gondim Júnior, Manoel G.C.
Paraíba, Lourival C.
Morães, Gilberto J. de
Pereira, José L.L.
Palavras-chave: Ácaros;Mandioca
Data do documento: 1997
Citação: GONDIM JÚNIOR, Manoel G.C., et. al. Associações de ácaros da família Phytoseiidae em um campo de mandioca no Nordeste do Brasil. Cadernos Ômega, Recife, n. 10, p. 8-15, 1997.
Abstract: Foram feitas coletas de ácaros em diversas plantas presentes no interior e próximo a um campo de produção de mandioca, na Estação Experimental de Itapirema-IPA (Goiana-PE). Durante o período de um ano, as coletas foram feitas quinzenalmente, no próprio campo, durante quinze minutos para cada hospedeiro. Os ácaros foram preservados em álcool para posterior contagem e identificação. Construiu-se tabelas de contingência, baseadas na presença e ausência das espécies, e aplicado o teste do x2 para a determinação das associações existentes. Os resultados mostraram que as associações entre ácaros predadores, considerando-se a presença e ausência destes nos diversos hospedeiros, ocorreram entre ácaros habitantes de plantas com folhas pilosas, com folhas glabras e na serrapilheira. Já com relação a ocorrência dos ácaros nas diversas épocas de avaliação, algumas espécies não mostraram preferência com relação a estação, enquanto outras preferiram determinadas estações do ano. Especificamente, T. limonicus foi encontrado associado a mandioca durante a estação chuvosa.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/629
Aparece nas coleções:n.10, 1997

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OME_n10_1997_02.pdf384,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.