Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6282
Título: | Para além dos muros da escola: a atuação do pedagogo nos recursos humanos de uma empresa em Recife |
Autor: | Duarte, Mirella Eduarda de Lima |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/4491962973345501 |
Orientador: | Silva, Fabiana Cristina |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/6908776370908653 |
Palavras-chave: | Pedagogia empresarial;Educação não-formal |
Data do documento: | 14-Set-2023 |
Citação: | DUARTE, Mirella Eduarda de Lima. Para além dos muros da escola: a atuação do pedagogo nos recursos humanos de uma empresa em Recife. 2023. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | The present work aimed to understand the role of the pedagogue in the business context and how their performance can intersect with the pedagogical practices discussed during their undergraduate studies. This qualitative research used a case study approach and questionnaires and interviews as data collection instruments. It was found that the activities carried out by pedagogues in the training and development sector are strongly influenced by the pedagogical principles acquired during their undergraduate studies. This study demonstrates that pedagogy education prepares professionals to work not only in formal educational settings but also in diverse contexts and non-formal teaching spaces, such as the corporate environment, where their skills and pedagogical foundations play a significant role in employee training and development. The research highlights the importance of Pedagogy students understanding the diversity of spaces and positions in which they can work, opening up possibilities for future reflections on the role of the pedagogue in various fields of practice. |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo principal compreender qual o e como sua atuação pode dialogar com as práticas pedagógicas discutidas durante a graduação. Como fundamentação teórica abordamos os estudos de Libâneo (2013); essa pesquisa, que é de natureza qualitativa, trata-se de um estudo de caso e utilizou como instrumentos questionários e entrevistas para a coleta de dados. A pesquisa foi realizada em uma empresa na cidade do Recife. Constatou-se que as atividades desempenhadas pelas pedagogas no setor de treinamento e desenvolvimento são fortemente influenciadas pelos princípios pedagógicos adquiridos durante sua graduação. Esse estudo demonstra que a formação em pedagogia prepara profissionais para atuar não apenas no ambiente escolar formal, mas também em contextos diversos e espaços não formais de ensino, como no corporativo, onde suas habilidades e bases pedagógicas desempenham um papel significativo na capacitação e desenvolvimento dos colaboradores. A pesquisa ressalta a importância dos estudantes de Pedagogia compreenderem a diversidade de espaços e cargos em que podem atuar, abrindo possibilidades para futuras reflexões sobre o papel do pedagogo em diversos campos de atuação. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6282 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Pedagogia (Sede) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_mirellaeduardadelimaduarte.pdf | 452,13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons